Vereadora Erlita Freitas preside sessão da Semana da Consciência Negra que homenageou personalidades da negritude teixeirense

25 de novembro de 2019 às 14:18
Imprimir

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou na noite de sexta-feira do último dia 22 de novembro, sob a presidência da vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT), uma sessão solene para homenagear as principais lideranças e autoridades negras do município com a presença de várias personalidades importantes em comemoração à Semana da Consciência Negra, intitulada como a 1ª Noite de Tributos ao Povo Negro, promovido pela própria vereadora Erlita Freitas e teve a apresentação do artista plástico Gilberto Bahia.

Conforme a vereadora Erlita Freitas, a finalidade da sessão festiva foi “homenagear personalidades teixeirenses que, com seus feitos ou sua história de vida, têm valorizado o trabalho da consciência negra. A noite contou com a presença do ex-prefeito João Bosco (PT) e do sociólogo Ailton Ferreira, coordenador de políticas para as comunidades tradicionais da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial do Estado da Bahia.

Também estiveram presentes e compondo a mesa presidida pela vereadora Erlita Freitas; Raíssa Félix, advogada e mestra em relações étnico-raciais; o representante da Paspas, Alex Fernandes; professor da UNEB, Jean Paulo Gonçalves; Irmã Maria de Lourdes e a professora Andrea Costa Gomes, da UFSB.

Durante o evento 16 pessoas foram homenageadas, como a servidora pública Elisângela Silva Conceição, a “Lica do Hospital Regional” integrante da equipe do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), pelos 16 anos de excelência no atendimento ao serviço público local. O cantor e compositor Gilson Carlos Ferreira Leite, o “Seu Gilson”, foi um dos festejados do evento.

Foi ainda homenageada a professora doutora Lucia de Fátima Oliveira de Jesus; o tatuador Hélio Gomes de Araújo, “Jiraya Tatoo”, lembrado pelo trabalho social que desenvolve na cidade com a campanha Tatoo Solidária, com a qual arrecada e, depois, distribuí alimentos à população carente às margens da BR-101 e do rio Alcobaça.

A arte da capoeira também foi celebrada na cerimônia em comemoração à Semana da Consciência Negra. O mestre Da Hora, com 32 anos dedicados a capoeira e 12 deles somente em Teixeira de Freitas trabalhando com crianças de famílias de baixa renda do município. Ainda no seguimento da manifestação cultural da capoeira, se homenageou também a Associação Cultural e Artística de Capoeira Raios de Luanda, fundada em 2005, na pessoa do seu professor presidente, Mestre Edson. (Por Athylla Borborema).

 


Compartilhar: