Vereador Sargento Berg sugere implantação do Sistema Cata-Entulho em Teixeira de Freitas

17 de setembro de 2019 às 15:11
Imprimir

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na quarta-feira do último dia 10 de setembro, o vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (1º vice-presidente da mesa diretora da Casa) apresentou a Indicação nº 481/2019, solicitando ao Poder Executivo Municipal que seja encaminhado à Câmara Municipal, um Projeto de Lei versando sobre a implantação do Sistema Cata-Entulho, a ser realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, através da central de atendimento para agendamento prévio.

O objetivo do projeto, conforme o vereador Sargento Berg, é fazer o recolhimento gratuito de materiais classificados como entulhos de construção, reforma e demolição, mediante a solicitação dos moradores de Teixeira de Freitas, por equipe de transporte motorizada a ser disponibilizada pela Secretaria Municipal. O material recolhido será reciclado através de sistema de trituração por máquinas adquiridas pelo município para este objetivo, transformando-os em aterro e gerando materiais que podem ser utilizados pela administração pública, além das questões ambientais e sanitárias.

Corroborando com a ideia do projeto “Cidade Limpa”, esta indicação visa ampliar as benfeitorias em favor de toda a sociedade, assim como o Sistema Cata-Móveis, também apresentado pelo vereador Sargento Berg, que tem a função de recolher resíduos volumosos que não são recolhidos na coleta de lixo, evitando o despejo irregular de todo o material em terrenos baldios, margens de rios, e em cantos das ruas.

“O descarte incorreto de entulho, além de gerar problemas ambientais, é um desperdício de dinheiro. Algumas cidades do país utilizam o entulho para aterrar os resíduos domésticos nos aterros sanitários, a exemplo, à cidade de Belém. Economizando assim, recursos públicos e contribuindo para solucionar o problema do descarte incorreto. É essa visão que queremos mostrar à comunidade teixeirense”, argumenta o Sargento Berg. (Por Andressa Lima)


Compartilhar: