Vereador Sargento Berg solicita projeto de lei do executivo para que militares do Estado da Bahia acumulem cargos como professores na rede municipal

04 de setembro de 2019 às 12:21
Imprimir

Na sessão ordinária da Câmara Municipal da quarta-feira (21), o vereador Wildemberg Soares Guerra (PSDB) apresentou a Indicação nº 448/2019, que solicita ao Poder Executivo encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei versando sobre a permissão aos militares do Estado da Bahia para que acumulem cargos como professores na rede municipal.

A proposta de indicação do vereador versa sobre inserir esses profissionais como professores de disciplina, obedecida a compatibilidade de horários, nos termos da Emenda constitucional nº 101 de 03 de julho de 2019, publicada no Diário Oficial da União em 04 de julho de 2019.  Para isso, a gestão municipal deve mobilizar esforços junto ao Governo do Estado e o Comando Geral da Policia Militar do Estado da Bahia, obedecidas as determinações da legislação municipal nº 999/2017 que autoriza o executivo municipal a firmar contratos e convênios com todas as secretarias e órgãos Federais, Estaduais e Municipais.

O vereador Sargento Berg mostra que, a Emenda Constitucional 101/19 permite aos militares dos Estados acumularem cargos civis de professores, no caso da educação se trata da valorização dos profissionais, especialmente aos da rede pública. A EC 101 trata especificamente do acúmulo de cargo militar com cargo civil nas áreas educacionais, sendo que o ingresso deve ocorrer desde que atendidos os critérios da formação profissional. (Por Andressa Lima)


Compartilhar: