Vereador Marcílio Goulart festeja as novas conquistas na segurança pública de Teixeira de Freitas

09 de julho de 2019 às 17:27
Imprimir

O vereador Marcílio Carlos Goulart (PT) festejou os novos anúncios feitos pelo coronel Anselmo Brandão, comandante geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, em recente visita à cidade de Teixeira de Freitas. Desde o início do seu mandato ouvindo populares e profissionais da segurança pública, que o vereador Marcílio Goulart decidiu abraçar a bandeira da segurança pública, onde elaborou uma agenda de ações envolvendo toda segurança pública da cidade, população e Governo do Estado.

Segundo ele, o que tem lhe chamado atenção é que todas as demandas diagnosticadas eram de conhecimento das forças de segurança, no entanto, a mobilização política era muito fraca para segurar os investimentos em Teixeira de Freitas, foi a partir daí que o vereador acionou o deputado Jorge Solla (PT) para que pudesse lhe auxiliar nessa missão.

Conforme o vereador Marcílio Goulart, a participação dos oficiais militares, delegados de polícia e peritos criminais da cidade foram de suma importância para construção de uma pauta, que logo em seguida renderam uma audiência pública com as autoridades de segurança pública, e três audiências em Salvador, com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão e com o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa.

Dentre suas reivindicações estão: Instalação de mais uma Companhia Independente no município, criação de concurso público especifico para atender a demanda de efetivo na região extremo sul, criação do Comando de Policiamento Regional Extremo Sul, instalação do pelotão da Rondesp, aquisição de novas viaturas, aquisição de unidade móvel e aumento de efetivo policial, cujas pautas foram apresentadas repetidas vezes em todas audiências ocorridas em Salvador.

De acordo com o vereador Marcílio Goulart, a representatividade política e as várias audiências em Salvador foram de suma importância para que as demandas fossem atendidas, e isso ficou claro em todos os encontros e na audiência pública. A unidade móvel já chegou para o município, além de novas viaturas, e também já foi anunciado pelo comando geral, a troca de todas as viaturas em uso por viaturas novas. E a sede própria da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar possibilitará mais investimentos do Governo do Estado na sua estrutura física.

Em sua visita a Teixeira de Freitas na quinta-feira do último dia 4 de julho, o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, anunciou a implantação da ronda rural com uma nova viatura em breve, a instalação de mais uma Companhia Independente, a efetivação da Ronda Maria da Penha e também foi anunciado já em Porto Seguro, a criação de um concurso público para policiais militares com edital especifico para atender a demanda dos 21 municípios do extremo sul da Bahia.

Para o vereador Marcílio Goulart, havendo este concurso específico, haverá, sobretudo, um ganho singular para segurança pública da região. “Foi com muito empenho político que garantimos 33 novos policiais para Teixeira de Freitas, que estava carente de efetivo, e até o último instante da distribuição dos novos policiais foi preciso, grande empenho para que Teixeira de Freitas fosse contemplada de forma pontual”, ressaltou Marcílio Goulart.

O comandante geral da Polícia Militar no Estado da Bahia, coronel Anselmo Brandão, acompanhando do comandante do Comando de Policiamento Regional Sul de Itabuna (CPR), coronel Marcelo Teixeira, assegurou já em Porto Seguro, na última sexta-feira (05/07), a efetiva criação de vagas exclusivas para o extremo sul da Bahia no próximo concurso de soldados da PM, previsto para esse ano. O concurso da PM é dividido em regiões de modo a equilibrar a distribuição do efetivo. No modelo anterior todos os candidatos do sul, baixo sul e extremo sul do Estado concorriam numa mesma área.

Para o tenente-coronel Anacleto França, comandante do 8°Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro, trata-se de uma acertada e importante decisão do alto comando da PM, que representa um avanço significativo na segurança pública da região, pois permitirá a complementação do número de policiais em cidades com histórica carência de efetivo da PM, a exemplo de Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas. Além disso, os candidatos que quiserem servir nos municípios do extremo sul concorrerão apenas ente si, facilitando a moradores locais o ingresso na Polícia Militar, servindo onde reside ou mais próximo de sua residência. (Por Sammy Chagas).


Compartilhar: