Vereador Leonardo Feitoza propõe criação do Horto Municipal na área verde no entorno do CETEPES

03 de dezembro de 2018 às 11:51
Imprimir

 

Passou a tramitar nas comissões permanentes da Câmara Municipal, o Projeto de Lei do Legislativo 95 de 22 de novembro de 2018, de autoria do vereador Leonardo Feitoza da Silva, o “Leonardo do Sindicato” (PC do B) que dispõe sobre a criação e funcionamento do Horto Municipal na área dos fundos do CETEPES – Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, localizado entre as vias públicas, Rua Beira Vale e Avenida Padre José de Anchieta, no bairro Jardim Caraípe.

Um horto municipal tem como finalidade a produção de flores e plantas ornamentais de pequeno porte e sua manutenção até que sejam utilizadas para parques e praças, jardim botânico e outros projetos paisagísticos. Pode incluir nesse ambiente, uma pista de caminhada compartilhada com ciclovia e um bosque com equipamentos de recreação para a utilização da comunidade em geral. Estes benefícios integram o conjunto das ações ambientais da cidade, de resgate e preservação da biodiversidade urbana.

O Projeto de Lei do vereador Leonardo do Sindicato prevê a construção, por parte do Poder Executivo, do Horto Municipal na área APP no fundo do CETEPES, destinado a prover espécimes ornamentais, frutíferas e de arborização urbana para utilização em paisagismo, jardinagem e arborização da Prefeitura Municipal, em especial no plantio em praças, jardins e áreas verdes públicas.

De acordo com o Projeto de Lei, o Horto Municipal deverá produzir mudas para arborização e jardins, bem como mudas de espécies nativas para fins de preservação, paisagismo e reflorestamento de áreas de preservação permanente. A ideia é incluir a esse espaço, um parque ecológico aberto para visitantes. Para o vereador Leonardo do Sindicato, o Horto Municipal “além de ajudar a preservar o local, será um auxílio para a arborização da cidade e das instituições públicas e/ou privadas”. (Por Andressa Lima).

 

Área de anexos


Compartilhar: