TV Câmara de Teixeira de Freitas acompanha visita da Escola Pedro Agrizzi Neto ao Projeto Arboretum; confira

21 de novembro de 2023 às 12:31
Imprimir

A TV Câmara realizou uma visita à sede do Projeto Arboretum, localizado na zona rural de Teixeira de Freitas, no início desta semana. Na ocasião, o programa recebeu a Escola Municipal Pedro Agrizzi Neto, e a equipe de reportagem da emissora registrou a experiência das crianças em contanto com a biodiversidade do local.

O Programa Arboretum nasceu da iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro, com o apoio do IBAMA, e viabilizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta, promovido pelo Ministério Público da Bahia. O trabalho de pesquisa do projeto é coordenado pela IMBRAPA.

“O Arboretum é um programa interinstitucional, que reúne atores relacionados à pesquisa, extensão e normatização, em um ciclo que vai desde a coleta de sementes, passa pela produção de mudas e vai até o plantio de áreas para restauração, quanto, também, de plantio de espécies nativas, visando o uso sustentável de espécies florestais”, explicou a Engenheira Agrônoma Renata Barros, técnica do programa.

A engenheira ainda acrescentou que o trabalho desenvolvido pelo Arboretum visa potencializar os aspectos das espécies florestais nativas da Mata Atlântica. Ela afirma que, além do plantio de mudas e sementes de qualidade, o projeto empenha-se, também, em fomentar a bioprospecção, que é a busca por novas espécies, desvendando o potencial desses organismos e desenvolvendo estratégias para conservação e uso sustentável.

A instituição recebe a visita de caravanas de escolas do município, realizadas através de uma parceria entre o programa, a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e a Secretaria Municipal de Educação, que concede o transporte para os estudantes. Nos encontros, os técnicos acompanham as crianças e lhes apresentam a estrutura no local, as atividades de plantio e falam sobre as características, preservação e uso sustentável das espécies.

Para os alunos e alunas presentes, esta é uma rica oportunidade de aprendizagem, na qual o contato visual com a biodiversidade e as explicações fornecidas pela equipe técnica do projeto em muito contribuem para novas descobertas acerca do ecossistema.

“Aprendi muita coisa; que não podemos jogar lixo no chão e que temos que cuidar da natureza”, afirmou a aluna Estefani Soares, um das visitantes na ocasião.


Assista ao vídeo desta matéria:
Compartilhar: