Teixeira de Freitas será uma das cidades baianas incluída no cadastramento da Biometria Eleitoral

15 de agosto de 2018 às 12:18
Imprimir

Quando o assunto é segurança um mecanismo que não pode ser deixado de lado é a biometria. Este tipo de tecnologia é muito utilizado para o reconhecimento e identificação criminal, controle de acesso a aparelhos e dados e, no futuro, espera-se que ela esteja ainda mais presente na vida das pessoas, sendo a principal ferramenta de segurança de casas e veículos.

Outro exemplo é o sistema biométrico que está sendo implementado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. O recadastramento eleitoral biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. A tecnologia visa garantir mais segurança e confiabilidade às eleições. Com a identificação biométrica não será possível que o eleitor vote mais vezes, em lugares diferentes.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dará início ao 2º Ciclo do Projeto Biometria na Bahia no próximo mês de novembro. O novo ciclo será divido em quatro fases, sendo que a primeira envolverá 34 municípios das regiões Sul, Nordeste, Centro-Sul e Centro-Norte do Estado, além de cidades da Região Metropolitana de Salvador e, também à cidade de Teixeira de Freitas que estará incluída, inclusive com parceria da Câmara Municipal que cederá o local para o cadastramento. A expectativa é a de que mais de 700 mil eleitores sejam cadastrados até fevereiro de 2019.

O período de execução da primeira fase deste próximo ciclo foi estabelecido entre 5 de novembro de 2018 e 22 de fevereiro de 2019, sendo participantes os municípios: Água Fria, Anguera, Aratuípe, Barra do Choça, Cachoeira, Candeias, Catu, Cravolândia, Dias D´Ávila, Glória, Irará, Itabuna, Itanagra, Itapé, Jaguaripe, Jussari, Lauro de Freitas, Maragogipe, Mata de São João, Nazaré, Paulo Afonso, Planalto, Salinas da Margarida, Santa Brígida, Santa Inês, Santanópolis, Santo Amaro, São Felix, Saubara, Serra Preta, Simões Filho, Ouriçangas, Teixeira de Freitas e Ubaíra.

Conforme projeto do TRE baiano, o 2º Ciclo da Biometria pretende finalizar o recadastramento dos eleitores de todo o estado, sendo a conclusão da 4ª e última fase do ciclo prevista para 2021. A meta antecipa em um ano o prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para finalização da revisão biométrica em todo o país. (Por Alexandra Silva).


Compartilhar: