Saúde masculina: campanha “Novembro Azul” incentiva homens à prevenção do câncer de próstata
Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, tipo de câncer mais comum de ser desenvolvido pelos homens, de acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer. No Brasil, a campanha nacional “Novembro Azul” iniciou-se em 2011, promovida pelo Ministério da Saúde e pelo INCA, na qual são realizadas ações de conscientização e prevenção da doença.
O objetivo da campanha é chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce da patologia, o que aumenta significativamente a possibilidade de cura. Esse movimento em prol da saúde masculina possibilita a diminuição das taxas de mortes em decorrência do câncer de próstata, que, de acordo com dados recentes do INCA, são de 15 mil mortes por ano, no Brasil.
Localizada abaixo da bexiga, a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino e sua principal função é produzir o esperma. Homens com histórico familiar de câncer de próstata ou que apresentem obesidade integram o grupo de risco para o desenvolvimento da doença, a qual, geralmente, só manifesta sintomas na fase avançada, como dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.
A prevenção é o único jeito de garantir a cura do câncer de próstata, com base no diagnóstico precoce, realizado por meio do exame de toque retal, feito por um urologista. A partir dos 45 anos, apresentando sintomas ou não, os homens devem procurar o especialista, para a avaliação de possíveis alterações na glândula, e, desta forma, prevenirem ou tratarem a patologia.
É de suma importância ressaltar que um dos principais fatores que diminuem as taxas de realização do diagnóstico precoce é a baixa procura pela realização do exame de toque retal, devido ao preconceito em torno do procedimento. Por isso, a campanha “Novembro Azul” busca lembrar à população masculina sobre a necessidade de cuidar do corpo, vencendo barreiras e mitos através da informação e do amor à vida.