Saúde: Bruno Barbosa realiza fiscalização na UPA de Teixeira de Freitas
O Vereador Bruno Barbosa, que faz parte da Comissão Permanente de Saúde da CMTF, esteve, na semana passada, realizando uma fiscalização na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Teixeira de Freitas, com o objetivo de verificar a situação dos atendimentos médicos no local, e, a partir daí, levar as demandas ao Executivo, caso necessário.
Na ocasião, Bruno relatou como foi a visita à unidade. “Nós pudemos acompanhar a triagem, o atendimento médico, a sala vermelha, a sala amarela, o raio-x, e conversarmos com os funcionários; visitamos a farmácia, para sabermos se tem ou não os medicamentos”, disse.
“Conversamos com funcionários e pacientes; vimos que sim, tem medicamento; a farmácia está repleta; todos estão sendo bem tratados; fiquei muito feliz, pois, além da assistência social, tem um psicólogo para acompanhar a demanda de cada pessoa que aqui chega”, detalhou o parlamentar, sobre o que viu na unidade.
Bruno explicou que a UPA é a porta de entrada para o atendimento médico de urgência e emergência na rede municipal de saúde. Ainda de acordo com ele, funcionários informaram que, na unidade, chegam pacientes com os mais diversos quadros de doenças graves e, quando precisam, são encaminhados de lá para fazerem cirurgias no Hospital Regional.
“Hoje, temos uma demanda muito grande, principalmente de outros municípios, por ser porta de entrada, mas estamos conseguindo atender todo mundo; há situações em que temos que encaminhar o paciente para o hospital de origem, mas urgência e emergência são atendidas aqui”, explicou o Sr. Zilton Pereira, atual diretor da UPA de Teixeira de Freitas.
O diretor da unidade informou, também, que a UPA municipal tem a capacidade de atender de cem a cento e cinquenta pacientes, durante 24h por dia, com trinta médicos cadastrados para realização das consultas, sendo que trabalham três médicos na porta de entrada e um médico na sala vermelha. Ele ressaltou, ainda, que tem sido realizado o dobro da capacidade de atendimentos, diariamente, no local.