Pronunciamento de Marcelo Teixeira fala de lutas e conquistas voltadas às pessoas com deficiência no município

18 de agosto de 2023 às 11:43
Imprimir

O Vereador Marcelo Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal, realizou um pronunciamento na Sessão Ordinária da última terça-feira (15), no qual destacou seu empenho e dedicação para garantir direitos e benefícios à população portadora de qualquer tipo de deficiência no município.

Na ocasião, Marcelo aproveitou para divulgar a recente contratação de uma neuropediatra para o centro de reabilitação de Teixeira de Freitas. “Quero celebrar essa conquista nossa, de fazermos uma reunião com a família do Autismo e, no mesmo dia, termos uma grande vitória, que é uma neuropediatra para atender ao público do CER IV, uma conquista inestimável”, disse.

De acordo com Marcelo, a falta deste especialista no centro de reabilitação não se dava por falta de interesse da gestão do município, mas, sim, pela escassez de profissionais da área em nossa região, que estivessem dispostos a trabalhar no SUS (Sistema Único de Saúde).

O vereador ainda falou sobre o Projeto de Lei nº 71/2023, que apresentou recentemente, com o objetivo de promover mais inclusão e dignidade aos portadores de doenças ocultas no município. “Gostaria de ressaltar a minha luta pelas pessoas que têm deficiências ocultas; peço que o jurídico da Casa tenha um olhar célere pelo projeto do cordão de girassol, que é uma identidade visível para pessoas que têm doenças invisíveis”. O parlamentar exemplificou que condições como surdez, transtorno de ansiedade e autismo são alguns dos casos para os quais o uso do colar de girassol pode facilitar a vida em sociedade.

Finalizando sua intervenção na tribuna, Marcelo defendeu duas Indicações ao Executivo, que trouxe nesta noite, para a deliberação dos parlamentares. Ele pediu o apoio dos edis, para a aprovação das matérias, as quais tratam de questões pertinentes ao interesse da população teixeirense.

As indicações são a de número 295/2023, de 14 de agosto de 2023, em que o vereador requer a redução em 70% do valor da taxa de perpetuidade dos cemitérios dos distritos e povoados do município ou, se possível, optar pela sua extinção; e a de número 296/2023, de 14 de agosto de 2023, na qual ele sugere a implementação de um espaço de cultura em Jardim Novo, especificamente conforme o plano de ação do renomado ativista cultural Pires da Cultura.

As proposições foram aprovadas nesta reunião e encaminhadas para a Prefeitura, onde passarão pela análise e possibilidade de atendimento do Executivo municipal.


Registrado em:
Assista ao vídeo desta matéria:
Compartilhar:

Relacionadas