Projeto de Lei dos vereadores Arnaldinho e Adriano Souza propõe inclusão do “Dia da Bíblia” no Calendário Municipal

17 de julho de 2018 às 13:55
Imprimir

Os vereadores Arnaldo Ribeiro Souza Júnior (PT) e Adriano Santos Souza (Podemos) apresentaram na manhã de quarta-feira na sessão ordinária do último dia 11 de julho, o Projeto de Lei n° 51/2018, que institui o “Dia da Bíblia” no município de Teixeira de Freitas. Para os parlamentares autores, se adotar o Dia da Bíblia é em razão dela ter todas as respostas que o ser humano precisa. “Bíblia nos serve tanto para sermos salvos ou termos uma vida de comunhão com Deus e com o próximo, como para termos uma vida saudável, justa, honesta. Obviamente quer nem todas as respostas nos agradarão, pois quando se começa lendo desde o início, selecionando o que nos agrada e descartando o que não nos agrada, então estamos nos julgando mais sábios do que Deus”, salientam.

Conforme o vereador Arnaldinho, com a inclusão do dia da bíblia no calendário municipal pretende-se estimular, principalmente os jovens, a leitura e o estudo da bíblia afim de trilharem o caminho da disciplina e do acerto. Arnaldinho ainda sugere em sua justificativa que a data seja comemorada com ações como carreatas, cultos, shows artísticos, palestras e seminários entre outros eventos que venham promover a leitura de um dos livros mais conhecidos do mundo. “Nossa proposta é promover a reflexão sobre a importância e a responsabilidade da família como instituição formadora do caráter do ser humano, destacando os seus valores morais e éticos através da bíblia”, enfatizou.

Já o vereador Adriano Souza disse que a ideia central é sugerir que durante o período alusivo ao Dia da Bíblia sejam promovidas palestras e atividades interdisciplinares, destinadas à reflexão sobre a importância da família para a sociedade, assim como das iniciativas de valorização da união da família e da importância da bíblia na história e na vida das pessoas. Neste dia, lembra o vereador Adriano Souza, o Poder Executivo, em parceria com igrejas e outras instituições filantrópicas e sociais do município, deverá promover atividades como congressos, seminários, oficinas e palestras sobre temas atuais que dizem respeito à família, concursos, eventos culturais e artísticos alusivos ao tema. “Queremos que a família continue sendo uma referência na sociedade. Vivemos uma época em que, mais que qualquer outra instituição, a família tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura”, ressaltou.

A palavra Bíblia significa “livros”, e vem do grego (língua em que foi escrito o Novo Testamento) “tá Bíblia” – ou seja, livros sagrados. O plural justifica-se, já que a Bíblia não é um livro somente, mas uma biblioteca composta de 66 livros, sendo que 39 pertencem ao Antigo Testamento e 27 ao Novo Testamento. O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado, e hoje e comemorado por diversos cristãos em mais de 60 países no segundo domingo do mês de dezembro. (Por Alexandra Silva).


Compartilhar: