Projeto de Adriano Souza propõe obrigatoriedade a presença de profissionais de odontologia nas UTIs dos Hospitais

09 de setembro de 2020 às 17:34
Imprimir

 

 

Na sessão ordinária da manhã desta quarta-feira (09/09) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, utilizando tecnologia online pelo SDR – Sistema de Deliberação Remota, o vereador Adriano Santos Souza (PC do B), apresentou o Projeto de Lei do Legislativo nº 51, de 08 de setembro de 2020, que estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia nas unidades de terapia intensiva (UTI) e demais unidades hospitalares de internações prolongadas do município de Teixeira de Freitas.

 

O Projeto de Lei do vereador Adriano Souza torna obrigatória a presença de profissionais de odontologia na equipe multiprofissional das unidades de terapia intensiva (UTIs), de clínicas e hospitais públicos ou privados em que existam pacientes internados. Pelo texto do projeto, nas UTIs o profissional deverá ser um cirurgião-dentista; e nas demais unidades, profissionais de odontologia com qualificação para atuar nessa área.

 

O projeto prevê que o descumprimento da medida implicará nas penalidades legais aplicáveis pelos órgãos e entidades de controle social dessas atividades. “Nos cuidados que os pacientes internados em UTIs devem receber, deve estar incluído o tratamento odontológico, com higiene bucal adequada, dada a inter-relação entre doenças bucais e sistêmicas”, disse o vereador Adriano Souza, que é enfermeiro de formação. No entanto, segundo ele, nem todos os hospitais possuem dentista compondo a equipe das UTIs. (Por Athylla Borborema).


Compartilhar: