Presidente Tequinha Brito implanta processo legislativo eletrônico na Câmara Municipal; servidores já estão em treinamento

31 de agosto de 2023 às 07:48
Imprimir

Mais uma ação, com vistas à modernização da Câmara Municipal e ao oferecimento de melhores serviços prestados à população, está sendo implantada na Casa, pelo Presidente Uivanthê Brito (Tequinha). A novidade é a recente adesão ao sistema LegisDigital, ferramenta que, dentro de pouco tempo, tornará todo o processo legislativo informatizado, permitindo que os cidadãos interessados acompanhem a tramitação das proposições dos vereadores em tempo real.

Com previsão para início de funcionamento em breve, o sistema LegisDigital já está impactando a rotina de trabalho na Câmara. Isso, porque os servidores do Legislativo começaram, na manhã dessa quarta-feira (30), um treinamento, que terá a duração de três dias, para aprendizagem do uso da ferramenta. O curso está sendo ministrado por funcionários da empresa Project Tech Soluções, e tem acontecido na sala oficial de reuniões da Câmara Municipal.

De acordo com o Presidente Tequinha Brito, a informatização dos trâmites da matéria legislativa fortalecerá o compromisso dos vereadores com a transparência e a legalidade, princípios fundamentais para a manutenção da Democracia. “A modernização dos trabalhos desenvolvidos na Câmara Municipal é muito importante para garantir o acesso rápido e eficaz do cidadão ao conteúdo proposto pelos vereadores em prol da cidade de Teixeira de Freitas”, acrescentou Tequinha.

Tal celeridade se dará, por exemplo, através do modo como serão feitos os cadastro das proposições. Até então, cada proposta dos vereadores era entregue pelos assessores na Secretaria Legislativa, através do protocolo de uma cópia física do documento. Agora, a elaboração de indicações, projetos e pedidos de providência será realizada diretamente no programa, que fará, ainda, a verificação automática de duplicidade de propostas.

“Vai melhorar bastante, ficará mais transparente do que já é; todo o andamento da tramitação das propostas ficará acessível a todos; é só vantagem”, comentou Vinícius Albuquerque, assessor parlamentar da Câmara Municipal.

Além disso, outro ponto muito positivo que certamente poderá ser observado a partir da utilização do sistema eletrônico legislativo é a diminuição do uso de papel e do conteúdo gerado para armazenamento em arquivo físico, favorecendo a preservação do meio ambiente.


Compartilhar: