Marcos cita problemas na Saúde Pública e destaca importância dos exames e dos medicamentos para um tratamento eficaz
“A saúde é direito constitucional e deve ser tratada como prioridade pelo Poder Público Municipal”. Esta frase foi publicada, recentemente, no Instagram oficial do Vereador Marcos Belitardo.
O parlamentar, na maioria de suas intervenções da tribuna, aborda o tema “Saúde Pública”, Ele procura sensibilizar o Poder Executivo e levar à comunidade a conhecer as informações que foram constatadas através de fiscalização, denúncias, reclamações e pedidos feitos pelos usuários do SUS ao seu gabinete ou através de interação nas mídias sociais.
Em sua intervenção na tribuna, na Sessão Ordinária realizada na última Terça-feira (02/05/23), o parlamentar falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo cidadão para conseguir exames via SUS.
Segundo ele, determinados exames são fundamentais para “o auxílio de um diagnóstico seguro”. Na ocasião, Marcos citou o exemplo da biópsia de próstata, que, de acordo com o parlamentar, não está sendo realizada, tendo como justificativa o alto custo para credenciamento de profissionais habilitados para realizar a biópsia.
“Todos sabemos como é importante este exame para poder diagnosticar, e, daí para frente, ter uma conduta de tratamento”, explicou o vereador.
Já em publicação em seu Instagram, Marcos denunciou a falta de medicamentos e dissertou sobre a necessidade de que o Poder Executivo estabeleça prioridade para a compra de medicamentos. Ele cita com especial atenção, a situação dos pacientes vítimas do câncer, que são usuários da UNACON. O vereador se preocupa com a possibilidade de comprometimento na eficácia do tratamento, já que a medicação precisa ser administrada de forma metódica e ordenada.
“A gente entende que a UNACON não pode deixar faltar estes medicamentos (…). O protocolo de tratamentos deve ser seguido à risca para os pacientes da UNACON, esclareceu o vereador.