Marcos Belitardo pede esclarecimentos sobre recurso público destinado para a saúde de Teixeira de Freitas
Na sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nessa terça-feira (21), o vereador Marcos Belitardo utilizou a tribuna para proferir um discurso voltado a denunciar lacunas na saúde pública municipal.
Inicialmente, Marcos criticou a atuação de empresas da capital baiana, contratadas pela Prefeitura para gestão de processos licitatórios do Executivo. De acordo com ele, fatos e documentos demonstram a manipulação criminosa desses profissionais, sobretudo na saúde de Teixeira de Freitas.
Em seguida, o edil abordou o recebimento, pela Prefeitura, de recurso público para a saúde, no mês de maio, destinado às demandas dos pacientes nesse período. Marcos indagou o motivo de realizarem a transferência de pacientes para serem atendidos em outros municípios, pacientes sem previsão para cirurgias ou exames, pacientes oncológicos sem atendimento ou medicamento, sendo que ainda estamos no mês em que o recurso foi disponibilizado. “E se fosse algum de nós ou parentes nossos? Cadê esse recurso? É certo isso?”, questionou.
Para o vereador, quem não tem influência política dificilmente tem acesso à saúde pública municipal, porque os recursos para este fim, provavelmente, estão sendo desviados.
Finalizando, Belitardo acrescentou que não age por conveniência e se compadece de pessoas que não têm voz e condições financeiras ou materiais, para arcarem com as próprias despesas médicas.
Ainda nesta reunião, o vereador apresentou a proposição MOC-0108/2024, que sugere a entrega de Moção de Congratulação ao Sr. Horny dos Santos Souza. A matéria foi aprovada em plenário.