Lucas Bocão denuncia lacunas na saúde pública de Teixeira de Freitas em discurso na tribuna
Na sessão ordinária dessa terça-feira (11), o vereador Ubiratan Lucas Rocha Matos, o “Bocão”, realizou um discurso na tribuna legislativa da Câmara Municipal, no qual abordou temas como problemas na saúde pública e a defesa dos interesses da população no Parlamento.
Lucas iniciou sua intervenção citando o papel da Câmara Municipal descrito na Constituição Federal, que, segundo ele, é o de fiscalizar e legislar, utilizando controles internos e externos. Ainda de acordo com o edil, a Casa Legislativa não deve ocupar-se integralmente de agradar ao Poder Executivo, como tem ocorrido em Teixeira de Freitas.
Em seguida, o vereador indagou se a sociedade está sendo assistida pelos órgãos competentes, uma vez que na UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), por exemplo, faltam medicamentos e celeridade no atendimento aos pacientes.
O funcionamento adequado da maternidade pública municipal também foi questionado por Lucas. Ele relatou que esteve no local no último sábado (8), e apenas um obstetra estaria presente para atender à grande demanda de pacientes que havia no momento. Além disso, o vereador contou que esteve por quatro dias nesta mesma unidade, para intervir e garantir o devido atendimento a uma paciente em estado delicado.
Ao concluir seu pronunciamento, Lucas dirigiu-se ao gestor municipal para afirmar que não irá se calar diante das necessidades da população, mesmo tendo sido interpelado quatro vezes pela Justiça nesta semana.