Lançada campanha “Cidade Limpa” em audiência pública na Câmara Municipal

09 de abril de 2019 às 13:09
Imprimir

Foi realizado no plenário Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas na noite desta segunda-feira (08/04), uma audiência pública instituindo a campanha “Cidade Limpa” com a participação do prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD); do bispo Jailton de Oliveira Lino, da Diocese Teixeira/Caravelas; do juiz Roney Moreira, titular da Vara da Fazenda Pública; do secretário Municipal de Meio Ambiente José Arcângelo Depizzol e muitas outras autoridades.

A audiência pública foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) e a exposição do projeto foi ministrada pelo bispo diocesano Jailton Lino. O objetivo foi dialogar sobre questões relacionadas com ações que possam contribuir para a construção de uma cidade mais limpa e organizada. “O nosso papel aqui é fomentar a ideia de consciência ambiental na comunidade escolar e na comunidade em geral, e consequentemente a mudança de hábito da população da cidade de Teixeira de Freitas, a partir do conceito do lixo, sua produção, descarte, reciclagem e influência na saúde do cidadão”, disse o bispo.

A campanha Cidade Limpa tem a finalidade de organizar e executar um programa de educação popular para melhorar a qualidade da limpeza urbana no município de Teixeira de Freitas, com objetivos específicos, como: reduzir índices de poluição ambiental, ampliar área verde no município, melhorar o aspecto visual da cidade, reduzir os índices de doenças, gerar renda e melhorar a qualidade ambiental da cidade.

“Almejamos aqui, colaborar com a cidade, mais bonita, mais limpa e esta é uma responsabilidade de todos nós e mais ainda do poder público, mas como bispo e como cidadão, quero colaborar com estas ações. Temos acompanhado cidades que são exemplos em termo de limpeza, então teremos esse projeto de conscientização nas escolas e de outras atividades que iremos desenvolver, mas o meu pedido é para a sociedade em um todo, para que se una para fortalecer este projeto e não só se conscientizar, mas mudar os hábitos de fato”, destacou Dom Jailton Lino.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Cordeiro, o Projeto Cidade Limpa chega para preparar as futuras gerações. “No nosso entendimento “cidade lima é cidade saudável” – porque, hoje em dia, não tem como não falar sobre o impacto que o lixo causa na natureza. E, como ela é o futuro, precisamos estar cientes de que as atitudes, que tomamos agora, vão se refletir lá na frente no futuro dos nossos filhos e netos. Por isso, que no programa “Cidade Limpa” é importante que a população seja o principal ator desse projeto no papel de se conscientizar e ajudar a conscientizar”. (Por Athylla Borborema).


Compartilhar: