Justiça Eleitoral realiza ato de Diplomação que habilita eleitos a tomar posse para o exercício de mandatos em Teixeira de Freitas

17 de dezembro de 2020 às 11:58
Imprimir

Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas a sessão solene de Diplomação da Justiça Eleitoral para legitimar os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores no exercício de suas funções públicas para o mandato de 2021 a 2024 no Município. A mesa foi composta por autoridades representantes dos órgãos que constituem os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário: o Juiz Eleitoral Marcus Aurélio, o Promotor Eleitoral José Dutra, o Vice-Prefeito Ubiratã Lucas, o Presidente da Câmara Ronaldo Cordeiro, Major Sílvio Nunes (CIPM), Marcelo Rodrigues (PRF) e o Presidente da OAB/Subseção Teixeira de Freitas Daniel Cardoso de Moraes.

De acordo o juiz eleitoral Marcus Aurélio, a diplomação compreende o último ato do processo eleitoral, quando é realizada a entrega dos diplomas por parte da Justiça Eleitoral atestando quem são os candidatos que se tornam aptos a tomar posse no cargo para o qual foram eleitos. Em Teixeira, foram 8 candidatos a prefeito, 8 a vice e 372 candidatos disputaram as 19 cadeiras do Legislativo. Destas, infelizmente não contamos com a participação feminina, apesar das 117 candidaturas.

Os discursos foram marcados por mensagens de união, para que os três Poderes possam caminhar juntos, garantindo a supremacia do sistema democrático: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”, artigo 1º da CF/88 expresso nas palavras do Promotor Eleitoral José Dutra.

Os vereadores que receberam o certificado de Diplomação pelas mãos do juiz eleitoral foram: Marcos Belitardo (DEM) reeleito com 2426 votos; Ronaldo Cordeiro (PSC) reeleito com 1470 votos; Jucélio Silva (AVANTE) eleito com 1470 votos; Toinzinho (PC DO B) reeleito com 1449; Mateus Guerra do Zequinha (SD) eleito com 1440 votos; Bruno Barbosa (AVANTE) eleito com 1334 votos; Joris de Gel (PP) reeleito com 1230 votos; Tequinha (AVANTE) eleito com 1193 votos;Clemeson do Postinho (DEM) eleito com 1112 votos; Marquinhos Gomes (PDT) eleito com 1042 votos; Ailton Lacerda (PSC ) reeleito com 839 votos; Luizinho (DEM) eleito com 758 votos; Carmino (PDT) eleito com 755 votos; Marcelo Teixeira (PSDB) eleito com 744 votos; Bernardo Cabral (PP) reeleito com 693 votos; Luciano de Santo Antônio (PSB) eleito com 644 votos; Coutinho (PT) eleito com 598; Lucas Bocão (PSL ) eleito com 493 votos; e Ailton Cruz (SD) eleito com 486 votos.

O Prefeito Marcelo Belitardo, eleito com 60,91% dos votos válidos, também recebeu o certificado de Diplomação e em seu discurso fortaleceu os anseios apresentados desde a campanha e agradeceu toda a população pelos votos de confiança. “Estive acompanhado de pessoas fiéis ao propósito, e por isso hoje estou muito satisfeito, eu sei que os problemas que vamos enfrentar não são poucos, mas Teixeira é uma Cidade fantástica e com um potencial incrível, de uma população batalhadora, aguerrida e com sede de desenvolvimento. Porém falta um detalhe que faça Teixeira deslanchar nos cenários local, estadual e nacional, e é isso que nós queremos, enfrentar os problemas com muita responsabilidade”. (Por Andressa Lima)


Compartilhar: