João Bosco e vereadores estão empossados

03 de janeiro de 2013 às 20:02
Imprimir

A Sessão Solene de posse do prefeito, vice e vereadores de Teixeira de Freitas-BA foi realizada na Câmara Municipal, conforme determina a Lei Orgânica do município. O evento teve início no começo da noite desta terça-feira, 1º de Janeiro e oficializou o feito dos 19 vereadores eleitos, do prefeito João Bosco Bittencourt (PT) e Gilberto do Sindicato (PCdoB) para o mandato do quadriênio 2013/2016.

O vereador Zé da Mata (PTdoB), como o mais velho vereador eleito, teve a responsabilidade de coordenar os trabalhos, contando com o auxílio do vereador Adalgiso Jardim (PR).

O deputado federal Josias Gomes (PT), fez questão de prestigiar o amigo João Bosco. O prefeito foi levado à mesa pela vereadora Erlita de Freitas (PT) e o vice, Gilberto, pelo vereador Edinaldo Rezende (PT). Muitas autoridades marcaram presença. Depois do hino nacional, o hino municipal foi interpretado pela cantora Gleiciane Paiva.

“Abram as portas”, pediu João Bosco

Logo ao chegar à Câmara, o prefeito João Bosco Bittencourt (PT) falou à organizadora do cerimonial: “abram as portas, mesmo que as pessoas fiquem em pé, não tem problema, elas querem ver, deixe que entrem”. A cerimonialista ainda tentou argumentar, mas diante da veemência do novo prefeito, acatou ao pedido.

Quando chegou, doutor João Bosco encontrou a Câmara completamente lotada. O plenário foi tomado por convidados, autoridades e imprensa e o anexo da Câmara também estava completamente cheio de convidados. Mesmo assim, muitas pessoas, ainda sem convite, faziam questão de assistir e acabaram sensibilizando o novo prefeito.

Outra atitude surpreendente do prefeito se deu durante o recesso de 10 minutos que os vereadores utilizaram para compor chapas que disputaram a diretoria da Casa. Durante o intervalo João Bosco levantou de seu lugar e foi cumprimentar as pessoas que estavam na janela que dá acesso ao anexo, aonde a sessão era transmitida por telão.

A disputa da Câmara

A disputa pela diretoria da Câmara Municipal foi entre duas chapas. A primeira foi liderada por Ronaldo Baitakão (PSC) e a segunda por Tomires Barbosa, o Miro (PTB).

Enquanto o representante da chapa 1 falou em unidade na Câmara e oposição responsável, Miro, chapa 2, falou em lisura de ações, transparência e democracia plena. Os votos foram secretos e os vereadores Juvenal das laranjas (PTN) e Ailton Cruz (PSDB) fizeram a conferência. Por 11 votos a 8 a chapa 1 venceu.

Em sua primeira fala como presidente, Ronaldo voltou a falar em união na Câmara. Empossada, a mesa diretora deu prosseguimento a posse do prefeito, João Bosco (PT) e do vice Gilberto do Sindicato (PCdoB).

Confira os componentes das chapas vencedora

Chapa 1: Ronaldo Baitakão (PSC), presidente; Adriano Souza (PTN), vice-presidente; Domingos do Fórum (PSC), I secretário; Adalgiso Jardim (PR), II secretário.

Chapa 2: Tomires Barbosa, Miro (PTB), presidente; Gilberto do PT (PT), vice-presidente; Edinaldo Rezende (PT), I secretário; Joanilton do Frisa (PT), II secretário.

João Bosco é aplaudido em pé

Nos momentos finais da sessão solene de posse, os componentes da mesa fizeram seus discursos. Assim que o prefeito João Bosco foi chamado as pessoas ficaram em pé para aplaudi-lo.

Antes, porém, o juiz Argenildo Fernandes fez o seu pronunciamento e ressaltou a necessidade de se trabalhar a segurança pública de maneira integrada nas secretarias. “Nós precisamos de segurança social. Administre para o pobre”, disse o juiz para o prefeito em tom de conselho.

O deputado Josias Gomes lembrou que em 2013 o Brasil celebra 10 anos de governo petista, iniciado por Lula e o primeiro ano do governo de João Bosco em Teixeira de Freitas. Ele lembrou algumas das conquistas do governo do PT e finalizou falando da vinda do Campus da Universidade do Sul da Bahia para Teixeira de Freitas.

O vice-prefeito Gilberto do Sindicato fez questão de mencionar os homens e mulheres que ajudaram na campanha e lembrou o mutirão da limpeza, que vai começar no próximo dia 7.

João Bosco, aplaudido em pé, começou sua fala agradecendo a Deus “ pela oportunidade de ter conhecido o coração desta cidade mais de perto”. O prefeito falou de sua vontade em construir um governo participativo e disse ainda que o lema de seu governo será escrito pelos estudantes da rede municipal e escolhido em concurso. João reforçou a ideia do mutirão e concluiu seu discurso mencionando as festas que, segundo ele, serão mostras culturais com a valorização do artista local.

Rumo à Prefeitura

Assim que a solenidade na Câmara foi encerrada, João seguiu, e foi seguido pelos secretários, a pé para a Prefeitura. Já no prédio ele foi recepcionado pelo, já ex-prefeito, Padre Apparecido Staut.

O clima entre os gestores foi de amistoso, João agradeceu ao ex-gestor pela transição calma. Padre Apparecido alegou que sofreu perseguições políticas, sobretudo, no último mandato e queixou-se da maneira como sua administração foi “rotulada”.

O Padre disse ainda que Teixeira de Freitas precisa de mais vivência democrática e que ele fez questão de facilitar a transição de João, porque notou nele uma pessoa empenhada em trabalhar pela cidade. Depois da reunião com o ex-prefeito, João concedeu entrevistas e nomeou, em decreto, o novo secretariado.

Fonte: Sulbahianews


Compartilhar: