Erlita de Freitas cobra celeridade nas cirurgias de reconstrução da mama para mulheres vítimas de câncer

18 de outubro de 2018 às 12:22
Imprimir

Na sessão ordinária da Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (17/10), a vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT) usou o seu tempo na tribuna para lembrar os colegas vereadores da devolução do valor de R$ 100 mil do duodécimo da Câmara Municipal para a Prefeitura Municipal, visando comprar próteses mamárias para beneficiar mulheres de baixa renda que tiveram seus seios retirados por causa do câncer de mama. A devolução foi feita a um ano atrás e segundo a parlamentar nada ainda foi feito, e a população feminina vítima do câncer de mama continua esperando, pela cirurgia da reconstrução das mamas.

A vereadora Erlita Freitas lembra que o município tem o dever e obrigação de oferecer suporte e orientação em reuniões semanais para mulheres que passaram pela mastectomia, e viabilizar por mais agilidade nas cirurgias de reconstrução para que as pacientes retomam suas vidas ao encontrar conforto umas nas outras, participando de palestras sobre autocuidados e recebendo orientações de como buscar seus direitos.

Erlita ainda em seu discurso cobrou da Prefeitura Municipal total celeridade na questão da compra das próteses mamarias através da Secretaria de Saúde, e também reforço na Campanha Outubro Rosa, com objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, a parlamentar quer que o município disponibilize mais exames de mamografia como parte das ações na cidade.

O próprio Ministério da Saúde recomenda o exame para as mulheres de 50 a 69 anos e diz que a mamografia pode identificar o câncer antes do surgimento de sintomas. Com base em dados, a vereadora Erlita lembrou durante discurso que no Brasil a cada ano são descobertos cerca de 50 mil novos casos, enquanto são registradas cerca de 11 mil mortes decorrentes da doença, sendo que a maior parte dessas mortes é atribuída ao diagnóstico tardio, revela a vereadora.

A vereadora Erlita Freitas ainda ressaltou a importância do autoexame e do exame preventivo (Papa Nicolau) visto que além de evitar o sofrimento da paciente ainda representa uma grande economia para o governo. (Por Alexandra Silva).


Compartilhar: