Engenheiro Carlos Mensitieri autografa “A recente história de Teixeira de Freitas” nesta terça-feira (18) no Memorial da Câmara

17 de fevereiro de 2020 às 09:33
Imprimir

O engenheiro, escritor e imortal da Academia Teixeirense de Letras Carlos Mensitieri vai autografar o seu mais recente livro, às 16h desta terça-feira, dia 18 de fevereiro, no Memorial da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. Trata-se de “A recente história de Teixeira de Freitas: um depoimento!”, obra que saiu no final de 2019 pela editora PerSe de São Paulo.

O livro, que é o terceiro de autoria de Mensitieri, traz um longo depoimento do engenheiro civil, de trânsito e urbanista sobre à cidade de Teixeira de Freitas, na qual chegou em 1984 e, desde então, vem participando dos momentos decisivos da considerada capital do extremo sul da Bahia.

Seja como profissional das engenharias, empreendedor ou homem público, Carlos Mensitieri deu uma contribuição relevante para que Teixeira de Freitas se tornasse polo comercial, agrícola, educacional e cultural na região.

Como homem público, por exemplo, ele acumula duas passagens pela administração pública municipal, como secretário de Obras de Francistônio Alves Pinto e, depois, na condição de secretário de Infraestrutura na 1ª gestão de Apparecido Staut. Mas passa em revista todas as administrações públicas com um olhar observador e atento.

Mensitieri também ocupou funções de destaque em instituições como Ibama, Crea-BA e na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Teixeira de Freitas (AEATF), que foi fundador e presidiu por vários anos. Atualmente compõe a diretoria da ATL – Academia Teixeirense de Letras, da qual é o titular da Cadeira nº 10.

“O livro do confrade Carlos Mensitieri constitui um belo depoimento sobre a história recente teixeirense. E feito por alguém que vivenciou essa história e cujo testemunho, portanto, tem importância histórica e cultural”, elogiou o presidente da ATL, Almir Zarfeg. Zarfeg, aliás, marca presença na obra com o prefácio e a crônica “A Alma Teixeirense”.


Compartilhar: