Em reunião, Comissão de Saúde da CMTF e representantes da Enfermagem discutem o cumprimento do piso salarial da classe

02 de setembro de 2022 às 10:32
Imprimir

A Comissão Permanente de Saúde da CMTF, presidida pelo Vereador Jóris de Gel, realizou, na manhã dessa quinta-feira (01), nesta Casa Legislativa, uma reunião interna com representantes da categoria dos enfermeiros e técnicos de enfermagem do munícipio. O objetivo do encontro foi buscar melhorias e valorização profissional para a classe.

Para expor e defender as demandas dos profissionais da Enfermagem, estiveram presentes no encontro o Sr. Raimundo Luzio, representante do SINDSAUDEEXSUL (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde e Similares da Região do Extremo Sul), a Sra. Rogéria Silva, representante do SEEB (Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia), a Sra. Giszele Paixão, representante de COREN (Conselho Regional de Enfermagem da Bahia), além de outros profissionais da Enfermagem apoiadores das reivindicações.

De acordo com a Sra. Rogéria Silva, a pandemia do Coronavírus evidenciou a importância da classe, mas não houve valorização financeira. “Reconhecemos as homenagens recebidas pelo trabalho feito na pandemia, mas o melhor reconhecimento é o financeiro”, afirmou a representante do SINDSAUDEEXSUL.

Em seguida, os profissionais da Enfermagem abordaram a sanção do PL nº 2.564/2020, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. “O PL que institui o piso salarial é uma vitória parcial da categoria, por isso, solicitamos o auxilio dos vereadores para que o município cumpra com o pagamento do piso salarial dos enfermeiros e técnicos de enfermagem”, informou a Sra. Rogéria.

“A enfermagem é a maior força de trabalho existente na saúde e, por vezes, o trabalho do enfermeiro é análogo ao da escravidão”, completou a Sra. Gizele, presidente do COREN da Bahia, que também solicitou que o piso salarial da categoria seja incluído na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), para que possa ser cumprido a partir de janeiro de 2023.

O Vereador Marquinhos Gomes participou da reunião e prestou apoio às reivindicações da categoria. “Semana passada, estive reunido com o Secretário de Saúde, o qual afirmou que pretende pagar o piso, porém terão que ser feitos cortes para que consiga cumprir a exigência”, informou o parlamentar.

Finalizando a reunião, o Vereador Jóris de Gel apontou os encaminhamentos a serem realizados para atenderem as demandas apresentadas. “Peço ao Jurídico desta Casa que elabore e encaminhe um documento ao Executivo Municipal, solicitando que o pagamento do piso nacional seja inserido na LDO”, declarou Jóris, comprometendo-se, ainda, a não votar a referida lei, caso não conste o pagamento do piso salarial dos técnicos e enfermeiros.

Nesta reunião, também foram registradas as presenças dos assessores representantes dos vereadores ausentes.

✍️ Pollyana Teixeira


Registrado em:
Compartilhar:

Relacionadas