Consultas e exames de idosos deverão ser marcados no prazo máximo de 10 dias, indica Marcos Belitardo

01 de junho de 2022 às 15:51
Imprimir

Na Sessão Ordinária dessa terça-feira (31), o Vereador Marcos Belitardo (DEM) apresentou a Indicação Nº 291/2022, de 30 de maio de 2022, em que solicita ao Prefeito Municipal que mobilize esforços, juntamente com a Secretaria competente, para que as consultas e exames para pessoas com mais de 60 anos sejam marcadas, no máximo, em 10 (dez) dias, no âmbito da rede pública municipal de saúde de Teixeira de Freitas, na forma de anteprojeto enviado em anexo.

Conforme o parlamentar, o projeto tem o intuito de melhorar e agilizar o atendimento ao cidadão de terceira idade, que necessita de avaliações e exames médicos rápidos e eficazes, garantindo, assim, a prevenção de agravamento no quadro clínico desses pacientes.

“Geralmente, há demora no atendimento de atenção básica, violando o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. Essa medida visa à solução ou a amenização de tal situação, vez que o paciente idoso consultado e tratado prontamente, não necessitará de atendimento em emergência hospitalar”, justificou Marcos.

O vereador reiterou que a Lei Federal nº 10.741/2003, Estatuto do Idoso, estabelece atendimento preferencial imediato e individualizado para os idosos, junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população, o que corrobora para a sanção desta proposição pelo Executivo.

A proposição foi votada e aprovada na Sessão de ontem (31) e está aguardando o atendimento da Prefeitura.

✍️ Pollyana Teixeira


Registrado em:
Compartilhar:

Relacionadas