Conheça o PL de Marcos Belitardo que sugere mês dedicado ao cuidado e à promoção da saúde mental materna

28 de setembro de 2023 às 11:34
Imprimir

No mês dedicado à prevenção e ao combate ao suicídio, o “Setembro Amarelo”, o Vereador Marcos Belitardo apresentou um importante projeto de lei à Câmara Municipal, que versa sobre o cuidado e a promoção da saúde mental de um público específico: as mães. A proposta entrou em tramitação na Sessão Ordinária dessa terça-feira (26).

Através do Projeto de Lei do Legislativo nº 95/2023, o vereador sugere a instituição do Maio Furta-Cor no Calendário Oficial de Teixeira de Freitas, para que haja um mês de atenção exclusiva voltada às necessidades emocionais maternas, uma vez que se trata de um público com ampla demanda específica.

O texto do projeto explica que maio foi escolhido devido à comemoração nacional do Dias das Mães acontecer neste período do ano, e a cor (furta-cor), “em virtude da sua tonalidade que altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar”.

Em sua justificativa, Marcos relata que são cada vez maiores, de acordo com o lnstituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (lFF/Fiocruz), as estatísticas de desenvolvimento de quadros depressivos e de outras doenças emocionais em mulheres, durante a gestação e pós-parto, que, muitas vezes, podem estender-se por períodos indefinidos, ocasionando, também, o suicídio.

Por isso, de acordo com o vereador, é importante promover a conscientização social sobre essa temática, podendo ser suscitada através de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo impresso e digital, rodas de conversa, atividades em unidades de saúde, marchas, entre outras atividades, sendo estas todas gratuitas.

A proposta entrou em tramitação na Sessão Ordinária dessa terça-feira (26), e passará, ainda, pela análise das comissões permanentes. Caso receba parecer favorável dos colegiados, voltará ao Plenário para a votação dos parlamentares. Todo o processo legislativo da matéria pode ser acompanhado no site oficial da CMTF.


Registrado em:
Compartilhar:

Relacionadas