CAPS encerra campanha do “setembro amarelo” com o 2º Encontro de Prevenção ao Suicídio

22 de setembro de 2018 às 10:06
Imprimir

 

O II Encontro de Prevenção ao Suicídio aconteceu na manhã desta sexta-feira (21/09), no plenário Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, encerrando o mês “setembro amarelo” que é uma campanha destinada a conscientização das famílias em relação ao suicídio que é a segunda maior causa de morte entre os jovens no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Através da parceria entre o CAPS – Centro de Apoio Psicossocial e a Secretaria Municipal de Saúde, o evento trouxe palestrantes renomados para à cidade como a psicóloga Janine Neiva, que é mestre em Psicologia do Desenvolvimento e possui doutorado em Psicologia com formação em terapia cognitiva e terapia do esquema, abordando o tema “O que é felicidade” e iniciando as discussões sobre os primeiros sintomas que aparecem em indivíduos com pré-disposição a apresentar comportamento suicida.

O médico Eglife Brauer, que é ex-presidente e cofundador do Diretório Acadêmico Cristiano Varela e da Liga Acadêmica de Psiquiatria, exibiu dados epidemiológicos sobre suicídio. Entre outros, apresentou os fatores de risco, de proteção e de interações medicamentosas, além de responder aos questionamentos feitos pelo público presente sobre a interferência médica em casos de transtornos, traumas e saúde mental.

A psicóloga colaboradora do CAPS, Valesca Costa de Melo, com o tema “Influência dos transtornos psiquiátricos no suicídio”, explicou também como acontece a triagem antes do paciente chegar a ser atendido pelo Centro de Apoio Psicossocial, desmistificando a ideia de que apenas os casos mais graves devem ser recebidos do CAPS e enfatizando sobre a equipe médica e assistencial disponível para atender todo paciente.

A professora de enfermagem da Faculdade Pitágoras, Francielli Garcia, é mestre em Saúde Coletiva e doutoranda em Saúde Pública finalizou o evento com a palestra “Valorização da vida”. Aproveitando a presença dos alunos do 3º ano da Escola Miguel Afonso que estão se preparando para as fases do ENEM e Vestibular, a professora Francielli ensinou técnicas de meditação para relaxar e evitar os complexos de desvalorização e inferioridade.

Francielli Garcia deu dicas em como evitar a desvalorização da vida, a professora comentou sobre os recentes casos de aplicativos em redes sociais que incentivam o suicídio, acontecendo principalmente entre crianças e jovens, mas explicou que qualquer um pode estar vulnerável a esse tipo de abordagem, que vem aumentando com os anos em níveis mundiais. Francielli ainda alertou os pais e responsáveis sobre a estas “armadilhas virtuais” como baleia azul e momo, por exemplo, que começam com jogos simples fazendo uma invasão ao psicológico do usuário e termina com ato de tirar a própria vida.

A coordenadora do Centro de Apoio Psicossocial de Teixeira de Freitas, a fisioterapeuta Vivian Alves, agradeceu à participação de todos os segmentos, das instituições de educação parceiras na organização, bem como dos grupos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da sociedade geral. “Pessoas que tiverem interesse ou até mesmo uma dúvida, podem procurar os profissionais da saúde nos PSFs, mas estão convidados para conhecer os serviços do CAPS, que não atendem somente casos psiquiátricos”.

 

E acrescentou: “Os pacientes encontram apoio em unidades especializadas como CAPS Adulto; CAPS Infantil; CAPS Álcool e Drogas (AD). O importante é nunca permitir desistir de buscar apoio, seja com ajuda da comunidade, família e até mesmo da intervenção médica. Precisamos olhar para o próximo e aproximá-lo de nós”, concluiu a coordenadora Vivian Alves. (Por Milka Morais).

 

 

 


Compartilhar: