Bruno Barbosa visita PSF do Jerusalém e faz diagnóstico positivo do local; veja

07 de junho de 2023 às 10:12
Imprimir

O vereador Bruno Barbosa esteve, na manhã desta terça-feira (06), na UBS do Bairro Jerusalém em atendimento ao pedido daquela comunidade. Bruno verificou que as reclamações não se referiam ao trabalho oferecido, atualmente, no postinho. Os moradores são vítimas de um ruído de comunicação. Eles não conseguem discernir sobre o que é de competência, ou não, daquela Unidade de Saúde.

Os moradores solicitam que a marcação de exames seja feita no bairro, em decorrência da dificuldade de locomoção. Eles também disseram que têm medicamentos e pedem que o fornecimento se mantenha regularizado, pois, num passado recente, houve falta. A única demanda que, realmente, precisa ser observada é a da oferta de tratamento odontológico.

Bruno também observou que, no PSF, tem nutricionista, o atendimento médico acontece com regularidade e o local é arejado e com profissionais dedicados. Em sua fala, ele infere que gostaria de encontrar em outras unidades o mesmo quadro que constatou no Jerusalém.

“De acordo com a população, está tendo medicamento neste momento. Eu confirmei com a funcionária e ela falou a mesma coisa, ou seja, que não está faltando nenhum medicamento. Os moradores cobraram a respeito de marcação de exames. Só que, a esse respeito, A regulação foi descentralizada para 11 Unidades Básicas de Saúde. Isso quer dizer que nem todas as Unidades têm autonomia para fazer a marcação”, explicou Bruno.

Ainda observando os pontos positivos do PSF do Jerusalém o vereador admirou a existência de nutricionista e tratamento fisioterapêutico. Ele flagrou o momento em que o serviço estava sendo oferecido à gestantes. Segundo ele, nutricionismo e fisioterapia é uma novidade na Saúde Pública de Teixeira.

Quando questionada sobre os serviços ofertados em sua área, a fisioterapeuta, Drª Najara Barros, disse que o PSF atende pacientes dos sete bairros da região leste, que sejam portadores de doenças crônicas não degenerativas.

Bruno pretende formalizar documentos que elencarão os pontos positivos por ele observados e sugerirão alternativas para tornar o serviço ainda mais efetivo.

“Eu observei a falta do gabinete odontológico e por isso vou requerer a construção de um para que a comunidade possa ser atendida”, disse Bruno.

Ele também pretende solicitar a reforma completa do local com uma estrutura mais robusta visando conter a entrada de elementos mal intencionados e uma guarda diária, visando oferecer mais segurança aos pacientes e profissionais que ali trabalham.

Os documentos serão apresentados à Comissão de Saúde e à Secretaria de Saúde para que os fatos sejam conhecidos e as melhorias efetivadas.


Registrado em:
Assista ao vídeo desta matéria:
Compartilhar:

Relacionadas