Bruno Barbosa provoca SEAGRI a profissionalizar farinheiras na região de Teixeira de Freitas

26 de maio de 2023 às 18:03
Imprimir

Dando continuidade às ações de intensificação para o crescimento econômico de Teixeira de Freitas e região, o vereador Bruno Barbosa esteve em Salvador na última terça-feira (23/05) em busca de parceria com a SEAGRI (Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia). A finalidade da viagem é de fomentar o plantio e a industrialização dos produtos que têm a mandioca como matéria Prima.

O encontro ocorreu na sede da SEAGRI onde foi recebido pelo Chefe de Gabinete, Sr. Luiz Rezende. No local o vereador Bruno Barbosa protocolou um ofício visando agregar valor à mandiocultura que é uma das vocações do Extremo Sul da Bahia. A intenção de Bruno é o de potencializar a atividade econômica e pavimentar o caminho rumo a um importante evento que deve acontecer em 2024, que é o Congresso Brasileiro de Mandioca, cuja cidade sede será Teixeira de Freitas.

De acordo com o Parlamentar municipal é preciso profissionalizar as casas de farinha para que tais empreendimentos sejam sustentáveis. Ele afirma que, antes de ir a Salvador, discutiu o assunto com o Poder Executivo Municipal.

“Nós nos reunimos com o prefeito Marcelo Belitardo e com a Secretária de Agricultura do Município, Elenita Meldrados e discutimos o assunto. Agora estamos provocando as autoridades em nível estadual para que a estrutura adequada seja implementada. Nossa intenção é que as farinheiras possam trabalhar de forma sustentável, gerando emprego e renda para as famílias que mantêm seus lares através da produção de mandioca”, explicou o vereador.

Em um depoimento via Instagram, se referindo à petição de Bruno e ao ofício por ele protocolado, Chefe de gabinete, Luiz Rezende, se comprometeu com o projeto.

“Nós, enquanto SEAGRI, vamos sim, ajudar, apoiar e fazer o possível, afinal é nossa vocação e o que queremos fazer é desenvolver a mandiocultura em todo estado da Bahia, em especial na região de Teixeira de Freitas”, afirmou Rezende.

A mandioca, macaxeira ou aipim podem ser usados para fabricação de diversos produtos, entre eles a ração para gado e outras criações, a farinha que dá origem a diversos pratos, o polvilho para o clássico Pão de Queijo, Chimango e outros pães bolos e biscoitos, variados tipos de beiju e saborosos e requintados preparos para guloseimas salgadas e doces tendo como base a tapioca.


Registrado em:
Compartilhar:

Relacionadas