Votação, homenagens e discursos: veja os destaques da Sessão Ordinária desta semana (20/06)

22 de junho de 2023 às 11:50

A Sessão Ordinária desta semana, realizada na noite da terça-feira (20), foi presidida pelo Vereador Tequinha Brito, atual presidente da Câmara, e teve como convidado especial para a composição da mesa, junto aos parlamentares da Mesa Diretora, o professor de Karatê Nilson Oliveira.

Verificada a existência de quórum, foi aberta a Sessão com a leitura de um trecho bíblico, feita pelo Vereador Ronaldo Cordeiro. Em seguida, o Vereador Jóris de Gel passou a relatar a matéria da Ordem do Dia, que contou com treze Indicações e Pedidos de Providência, quatro Moções, três Projetos de Lei do Legislativo, um Projeto de Lei do Executivo, cinco Projetos de Resolução e seis Requerimentos.

Vereador Carmino Santana entrega moção de congratulação ao senhor José Nilson Rodrigues de Oliveira

A entrega de Moções de Congratulação aconteceu por parte dos vereadores Marcelo Teixeira e Carmino Santana. O primeiro homenageou o casal Luciano Rodrigues de Sousa e Luciane Aparecida de Souza, pelos relevantes serviços sociais prestados por meio da Livraria Católica e da Renovação Carismática de Teixeira de Freitas. Já o segundo, homenageou o professor de Karatê teixeirense, Sr. Nilson Oliveira, popularmente conhecido como “Bruce”, pela importância de sua atuação social através do esporte, além da liderança que exerce na Igreja Assembleia de Deus.

Vereador Marcelo Teixeira entrega Moção de Congratulação ao casal Luciano Rodrigues de Souza e Luciane Aparecida Magoga de Souza

Chegado o momento dos pronunciamentos na tribuna, utilizaram o púlpito para realização dos discursos os vereadores Ailton Cruz, Bernardo Cabral, Bruno Barbosa, Carmino Santana, Jóris de Gel, Jucelio Silva, Lucas Bocão, Luizinho, Marcelo Teixeira, Marcos Belitardo, Mateus Guerra, Ronaldo Cordeiro, Tequinha Brito e Toinzinho.

Os vereadores Ailton Lacerda e Clemeson do Postinho não compareceram a esta Sessão, tendo suas ausências justificadas antecipadamente, via ofício.

Votação em Plenário

Em bloco, foram votados e aprovados os Pedidos de Providência, as Indicações e as Moções apresentadas pelos vereadores na Ordem do Dia.

Em seguida, foi votado e reprovado o Requerimento Nº 26/2023, de autoria do Vereador Lucas Bocão, que pedia informações sobre o contrato realizado pela Prefeitura com a Empresa PORTALSEG. Já os Requerimentos Nº 27, Nº 28, Nº 29, Nº 30 e Nº 31, todos de autoria do Vereador Lucas Bocão, foram retirados, por ele, da matéria de votação.

Prosseguindo, foram votados e aprovados o Projeto de Lei do Executivo Nº 06/2023, de autoria do Chefe do Poder Executivo, que dispõe sobre diretrizes gerais da criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher – COMDDIM; o Projeto de Lei do Legislativo Nº 103/2022, de autoria do Vereador Jucelio Silva, que determina que o campo de futebol do Bairro João Mendonça passe a denominar-se Campo de Futebol Cleiton dos Santos Costa – Cleiton Pagodeiro; e o Projeto de Lei do Legislativo Nº 18/2023, de autoria do Vereador Coutinho, que autoriza o Poder Executivo a criar na Rede Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, a Farmácia 24 horas.

Concluindo a votação desta noite, os parlamentares aprovaram, ainda, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 01/2023, de autoria da Mesa Diretora, que regulamenta o Sistema de Registro de Preços de Licitações na Câmara Municipal.

Assista ao vídeo desta matéria: