Vereadores recepcionam profissionais da CHESF em reunião

06 de fevereiro de 2019 às 13:56

Uma reunião foi solicitada pela vereadora Erlita Freitas (PT), para que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) fosse ouvida pelos vereadores.

O geólogo Edísio Paes de Andrade, responsável pelo setor que cuida dos assuntos ambientais na empresa apresentou o empreendimento, bem como a previsão de entrega, pontos positivos e negativos trazidos com um investimento de grande porte, cumprindo uma determinação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) na Bahia, que seja tratado com as principais autoridades municipais sobre tais assuntos, de forma que auxiliem na divulgação das ações da CHESF aos cidadãos.

O vereador Sargento Berg (PSDB) presidiu a reunião, que contou também com a presença dos vereadores Ailton Lacerda (PSC), Marcílio Goulart (PT), Darlan Martins (PSD), Arnaldinho (PT).

Edísio explicou que, com o crescimento populacional em Teixeira de Freitas e, consequentemente a demanda de energia, é preciso que haja uma ampliação da capacidade elétrica, o que a CHESF vem realizando desde que venceu o leilão da autorização para construção de linhas de transmissão, ainda em 2008.

Com a duplicação da capacidade elétrica, reforçando a distribuição de energia para as residências, hospitais e empreendimentos comerciais, a Companhia gerou emprego e renda para munícipes, aplicou mais de R$ 200 milhões, desde a folha de pagamento dos funcionários até o pagamento de impostos.

Entretanto, o geólogo responsável, solicitou do Poder Legislativo através dos vereadores presentes em reunião, que alertasse a população quanto aos riscos com incêndios, principalmente por se tratar da condução de energia. Outro assunto tratado, foram os furtos de cabos e estrutura de torres que aconteceram na região, o que atrasou ainda mais a entrega da obra.

Essa Linha com tensão de 230 kV, implantada pela CHESF possui um sistema de transmissão que interliga os principais centros de carga do Nordeste e Teixeira de Freitas é um desses centros, grande responsável pelo desenvolvimento agroindustrial e turístico do Extremo Sul Baiano e, pela proposta da empresa, contribuirá para o crescimento do município através da capacidade de distribuição energética. (Por Milka Morais)