Vereadores homenageiam mulheres de histórias em Sessão Solene da Câmara Municipal

13 de março de 2019 às 13:02

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou na noite desta última terça-feira (12/03), uma sessão solene para homenagear inúmeras mulheres teixeirenses em tributo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março. Na sessão solene, as homenageadas ganharam flores e certificados de congratulações e, logo após, houve um coquetel para todas elas e os seus convidados.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) abriu a sessão na presença de inúmeras autoridades do município e depois transferiu a presidência para a vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT) para que assumisse os trabalhos da noite, tendo em vista que a vereadora Erlita Freitas é a única mulher do atual parlamento.

Em seu discurso a vereadora Erlita Freitas, na condição de anfitriã principal do evento solene, parabenizou todas as mulheres, em especial as que diariamente desempenham seu trabalho com maestria no município e, sobretudo, as mulheres teixeirenses, especialmente todas aquelas de histórias e missões diárias.

“A homenagem é para enaltecer o profissionalismo e valentia de todas vocês, que a cada dia mostram-se capazes de envolver-se com diversas funções, sejam essas administrativas, operacionais ou de direção. Nosso objetivo é exigir mais respeito e valorização a todas as nossas mulheres, este ser puro e cheio de altivez”, destacou a vereadora Erlita Freitas.

O 1º Dia Nacional da Mulher foi celebrado em 1908, quando cerca de 1500 mulheres aderiram uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. Em 25 de março de 1911 um incêndio em uma fábrica de Nova Iorque, mais de 140 trabalhadores, a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de trabalho e segurança. Este também é um dos principais fatos que marcam o significado do Dia Internacional da Mulher.

No Brasil, tais movimentações surgiram no início do século 20, e também buscavam melhores condições de trabalho. Já em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com os Estados, com a criação do primeiro Conselho Paulista da Condição Feminina, e em 1985, foi implantada a primeira Delegacia Especializada da Mulher em São Paulo. (Por Athylla Borborema).