Vereadores e Secretários debatem sobre problemas relacionados a pessoas em situação de rua no município

09 de agosto de 2023 às 10:00
Imprimir

Os vereadores da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizaram, na manhã dessa terça-feira (9), uma reunião com secretários municipais, representantes de comerciários do centro da cidade e a coordenação do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).

A reunião aconteceu com o objetivo de buscar soluções para problemas relacionados com a permanência de pessoas em situação de rua, nas proximidades de casas e lojas na região central da cidade, onde funciona o Centro POP.

De acordo com os relatos de moradores e comerciantes, roubos, furtos, uso de drogas, sujeira e até tentativas de estupro estão acontecendo nas portas das moradias e dos estabelecimentos comerciais, promovendo insatisfação e insegurança para quem vive ou frequenta a região.

Eles dizem, ainda, que, apesar de não serem contra o funcionamento do Centro POP, acreditam na possibilidade de que a saída da instituição do centro da cidade poderia diminuir a ocorrência das situações descritas. Inclusive, depoimentos feitos na reunião informaram a existência de um abaixo assinado, com mais de 140 assinaturas, pedindo a retirada do Centro POP desta localidade.

Para o Vereador Marcelo Teixeira, “a população de rua é heterogênea, e a retirada do Centro POP não irá resolver o problema dos moradores daquela localidade”. Ele destaca, ainda, que “o Centro POP já mudou de lugar por diversas vezes, tendo sido removido do Bairro Bela Vista, e ido para o centro da cidade”.

Marcelo ressaltou, também, que a posição geográfica da cidade de Teixeira de Freitas favorece a presença de andarilhos e “treicheiros”, observação que foi reiterada pela secretária de Assistência Social, Sra. Penélope Belitardo.

Sobre a questão, a Sra. Penélope declarou que “o Centro POP necessita estar em uma região central, não necessariamente no centro, mas central”. Disse, ainda, que “o Centro POP já se encontra nos planos de ser mudado de local, não somente pela localidade, mas sim por uma questão de estrutura física, e já está sendo providenciado um lugar mais propício para os serviços da instituição”.

Após grande debate, no qual todos constataram e concordaram com a profundidade da questão em voga, foram decididos os seguintes encaminhamentos: formação de uma comissão composta por membros de cada setor e uma próxima reunião para o dia 12/09/2023, com a participação da Policia Militar – 87º CIPM, para continuidade da discussão.


Registrado em:
Compartilhar:

Relacionadas