Vereadores debatem saúde, infraestrutura e agricultura municipais na Sessão Ordinária dessa terça (29); veja os destaques

30 de agosto de 2023 às 15:55

Os temas mais debatidos pelos vereadores da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, na Sessão Ordinária dessa terça-feira (29), foram a saúde, a infraestrutura e a agricultura municipais. Em seus discursos, os parlamentares pontuaram tanto o desenvolvimento quanto os problemas referentes a esses setores do município.

Presidida pelo Vereador Uivanthê Brito (Tequinha), atual presidente da Casa, a Sessão contou com a ilustre participação do ex-Vereador  Adriano Souza, o qual foi convidado a sentar-se junto à Mesa Diretora na ocasião.

Dando sequência à condução dos trabalhos do pequeno expediente, o presidente solicitou do 1º Secretário, o Vereador Joris Bento Xavier, que fizesse a leitura de um trecho bíblico, ao passo que convidou todos os presentes a ficarem de pé, em respeito ao momento de reflexão.

Logo em seguida, foram submetidas à apreciação e à votação no plenário as atas das sessões realizadas em 04 de julho, 15 e 22 de agosto do corrente ano. Os documentos foram aprovados por unanimidade dos vereadores presentes na reunião.

Ainda seguindo os ritos regimentais, o Vereador Joris de Gel realizou, também, a leitura da matéria constante na Ordem do Dia, na qual os edis apresentaram Indicações, Pedidos de Providência, Moções e Projetos de Lei, para serem deliberados na ocasião. Neste momento, inclusive, o Vereador Bernardo Cabral solicitou a retirada do Pedido de Providência nº 318/2023, de sua autoria, pedindo que essa manifestação constasse em ata.

Passando ao grande expediente, o presidente franqueou a palavra aos oradores inscritos para o uso da tribuna nesta noite, os quais discursaram na seguinte ordem: Antônio Marques (PCdoB), Bernardo Cabral (PP), Marcos Belitardo (UNIÃO BRASIL), Ubiratan Lucas (SD), Joris de Gel (PP), Bruno Barbosa (PP), Mateus Guerra (SD), Luiz Santos Rodrigues (UNIÃO BRASIL) e o Presidente Uivanthê Brito (AVANTE).

Homenagens

Nesta Sessão, dois vereadores homenagearam personalidades que se destacaram devido à prestação de serviços relevantes ao desenvolvimento de Teixeira de Freitas, bem como por importantes ações realizadas para melhorias na qualidade de vida dos munícipes.

O Vereador Bruno Barbosa entregou uma Moção de Congratulação a Senhora Jeilly Vivianne Ribeiro, itabunense que reside em Teixeira de Freitas há mais de 10 anos. Ela é Engenheira Agrônoma, atua, principalmente, na área da mandiocultura e, dentre outras ocupações, é a atual presidente da Sociedade Brasileira de Mandioca.

O Presidente Tequinha Brito homenageou o Senhor Rogério Silva Ferraz, teixeirense, jornalista e graduado, também, em Direito. Ele foi um dos fundadores do site Liberdade News e fundador do site Bahia Urgente. Rogério Ferraz também vem destacando-se, atualmente, na área de assessorias jurídica e eleitoral.

Votação no plenário

A agenda de votações desta noite foi cumprida em bloco, e todas as Indicações, os Pedidos de Providência e as Moções constantes na pauta da Sessão foram aprovados.

Nesta reunião, não participaram da votação os vereadores Antônio Coutinho, Carmino Santana, Marcelo Teixeira, Marquinhos Gomes e Ronaldo Cordeiro, os quais justificaram previamente suas ausências à presidência da Casa.

Realizadas às terças-feiras, a partir das 19 horas, no Plenário Francistônio Alves Pinto, as Sessões da Câmara Municipal têm transmissão ao vivo pela TV Câmara, através do Youtube, e pela Rádio Câmara 90,9 FM.

Assista ao vídeo desta matéria: