Vereadores conversam com mototaxistas sobre as necessidades da categoria no município

09 de novembro de 2022 às 12:12

A Reunião Interna dos vereadores recebeu, na manhã dessa terça-feira (8), os representantes da ASMOTEF – Associação dos Mototaxistas de Teixeira de Freitas. O encontro foi solicitado pelos mototaxistas e aconteceu na sala de reuniões da Câmara Municipal, a partir das 9h.

Na pauta da assembleia, apresentada pelo presidente da ASMOTEF, Sr. Tarcísio Aguiar, constaram solicitações para uma ação conjunta entre o município e o governo do estado, que possibilite mais benefícios aos profissionais desta área. Os mototaxistas reivindicaram iniciativas como isenções e diminuições de taxas, além de um período maior para a troca obrigatória da moto.

No entanto, o principal tema abordado foi a preocupação dos mototaxistas diante da chegada do aplicativo de moto em Teixeira de Freitas. Em decorrência disso, eles pedem que o trabalho dos motociclistas por aplicativos seja regulamentado por uma lei municipal, conforme dispõe a Lei Federal nº 13.640/2018 (Lei do Uber), que prevê que essa normatização é uma responsabilidade dos municípios.

Durante a explanação, os representantes da categoria apontaram a necessidade de tornar a concorrência entre os mototaxistas e os motociclistas por aplicativos mais justa, por meio de uma legislação que regulamente o trabalho dessa nova opção de transporte público, bem como possibilite uma equiparação no valor cobrado pelas corridas.

Os vereadores registraram os pontos debatidos pelos mototaxistas e se comprometeram a estudarem caminhos viáveis de regulamentação do tema.

Nesta Reunião, estiveram presentes os vereadores Luciano Sales, Bruno Barbosa, Ailton Cruz, Ailton Lacerda, Mateus Guerra, Marquinhos Gomes, Jucelio Silva, Ronaldo Cordeiro e o Procurador da Câmara Municipal, Dr. Abmael Sampaio. Além desses, compareceram ao encontro os assessores representantes dos vereadores ausentes.