Vereadores, alunos e professores destacam sucesso do Projeto Escola no Legislativo

21 de junho de 2023 às 11:14

No mês do aniversário de Teixeira de Freitas, a Câmara Municipal proporcionou um espaço educador.  Trata-se do projeto Escola no Legislativo. Em entrevista à TV Câmara as crianças externaram a alegria em estarem participando da incursão que mostrou a história da cidade através de revistinhas, desenhos apresentações teatrais, relatos e fotos.

Todos os vereadores participaram do projeto acompanhando as crianças e aprovaram o resultado.

“Isso é bom para cidade, poder ver nossas crianças de oito a 10 anos participarem deste Projeto, porque aqui eles estão conhecendo um pouquinho mais da história da cidade, através de fotos, através do que está sendo narrado aqui e também pela vivência das crianças”, elogiou o vereador Marcos Belitardo.

“Isso é muito importante para nós porque as crianças vão crescendo e aprendendo um pouco mais como funciona o Poder Legislativo e o Executivo também”, comentou o vereador Ailton Lacerda.

Através do projeto, diretores e professores constataram a eficiência do ensino extra escolar.  De acordo com a professora Zilda Barbosa, é importante que, no processo de aprendizagem, a criança tenha contato com espaços educadores fora do contexto escolar para agregar experiência social diferenciada proporcionando um aprendizado mais eficiente e duradouro.

“Esse espaço cultural em Teixeira de Freitas é um espaço rico e preserva a memória política do nosso município, para que não se perca” destacou a professora.

Graças a esta iniciativa, centenas de crianças participaram. De acordo com a Servidora Pública, Aline Dutra, responsável por coordenar o projeto, passaram pela Casa Legislativa um montante de 527 alunos de 12 escolas.

“Algumas escolas gostaram tanto da primeira visita, que retornaram. (…) Tivemos o acompanhamento de todos os vereadores com, pelo menos, uma turma. Então os números até agora, foram muito satisfatórios”, concluiu a servidora.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, Uivanthê Brito ( Tequinha Brito), este é um belo projeto, que precisa continuar.

“No meu mandato este projeto não vai parar. Vamos convidar outras escolas a estarem participando. Mas as escolas que quiserem participar do nosso projeto também podem se sentir à vontade. Mandem pra cá um ofício que estaremos recebendo vocês de braços abertos para ajudar a contar a história de nossa querida cidade”, concluiu o presidente.

Assista ao vídeo desta matéria: