Vereadora Erlita Freitas faz entrega de três moções a pessoas representativas de Teixeira de Freitas

21 de março de 2019 às 15:50

Na sessão ordinária desta quarta-feira (20/03) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, a vereadora Erlita Conceição Freitas (PT), teve um momento importante em que teve a oportunidade de entregar três homenagens e indicar uma outra em favor de pessoas que muito contribuiu ou ainda vem contribuindo para o bem comum da população e do município.

A vereadora Erlita Freitas iniciou entregando uma Moção de Pesar aos familiares do Senhor Valeriano Silotti, que faleceu aos 79 aos em 17 de junho de 2017. A moção já havia sido aprovada desde 2017, mas somente agora foi possível se promover a entrega. Valeriano Silotti era capixaba de Cachoeiro de Itapemirim e casado há 59 com a Tia Aninha da qual feliz união nasceram 5 filhos. Ele chegou a Teixeira de Freitas antes da sua emancipação e foi um construtor importante na cidade, inclusive tendo o precursor da construção das primeiras igrejas: São Pedro, Santo, São José Operário, São Francisco e a Casa Paroquial, além de ter fundado o Movimento Familiar Cristão, administrado o Centro Diocesano e pioneiro na área da apicultura e ajudado a fundar a Associação dos Apicultores do Extremo Sul da Bahia.

A vereadora Erlita Freitas fez a entrega de uma Moção de Congratulação a senhora Maria de Lurdes Mattiello, como representante da Associação Cidadania São José que trata-se de uma entidade que promove a assistência social de forma continua e permanente desde 2006. Segundo a vereadora Erita Freitas a sua Moção de Congratulação para a Associação Cidadania São José ocorre diante da importância de se reconhecer o trabalho em que desenvolve como missão em favor da dignidade humana e o direito à cidadania multiplicando ações de geração de renda, inclusão, participação e compromisso ético contribuindo na transformação da sociedade.

A outra Moção de Congratulação entregue pela vereadora autora Erlita Freitas foi para a servidora pública municipal Katiane Rosa de Souza Braga como coordenadora do PAA – Programa de Aquisição Alimentar da Secretaria Municipal de Agricultura. Conforme a vereadora Erlita Freitas a servidora Katiane Rosa tem desenvolvido excelente trabalho no município e também contribuído com a Secretaria Municipal de Assistência Social com a implantação dos programas de Irradicação do Trabalho Infantil, Sentinela quando foi coordenadora dos programas no CREAS, CRAS e como professora de jovens e adultos, além ter sido presidente do Conselho da Mulher e integrante do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Na sessão desta quarta-feira (20), a vereadora Erlita Freitas teve aprovada uma Moção de Congratulação em favor do chefe de cozinha Manuel de Oliveira, o “Néo Eventos”. Ele nasceu em 1962 no distrito de Cachoeira do Mato e atualmente reside no bairro Vila Vargas, em Teixeira de Freitas. Desde os 07 anos de idade ajudava sua mãe, dona Isaura, na produção de biscoitos para complementar a renda familiar. Aos 15, Néo começou a cozinhar para famílias, entre elas, a do senhor Gustavo Mota Pires e senhor Vital Perotti, e quando se mudou para à cidade de Teixeira de Freitas também trabalhou para a família do prefeito Timóteo Alves de Brito por um longo período. Seus serviços de culinária ganharam uma maior proporção à medida que era reconhecido no município, chegando a trabalhar em instituições como Hospital Santa Rita, Clube Jacarandá e a antiga Abrafe (atual Locaservice), entre outras. Para a vereadora Erlita Freitas, “Néo” tem uma história de sucesso de mais de 30 anos como profissional do ramo de buffet e ornamentação, sendo aclamado e simbolicamente coroado por populares em reconhecimento ao brilhante cozinheiro que é, além de ser uma pessoa muito querida pela população. (Por Andressa Lima).