Vereadora Erlita Freitas apresenta Plano Estratégico para Enfrentamento ao COVID-19 ao prefeito Tmóteo Brito

23 de março de 2020 às 22:08

A vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT), líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na câmara,se encontrou pela primeira vez nesta gestão com o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD) para lhe apresentar um Plano Estratégico Emergencial para Enfrentamento ao COVID-19 (CoronaVírus). No encontro o prefeito Temóteo Brito estava na companhia do secretário Municipal de Saúde Herbert Chagas que receberam das mãos da parlamentar, o plano confeccionado pelo o seu mandato.

A vereadora Erlita Freitas que é enfermeira de formação com especialização em saúde pública e com grande experiência na atenção básica e em urgência e emergência, disse que o momento é de se unir em favor da população e por isso que se propôs em contribuir com o governo municipal por entender que o país vive uma situação inusitada, jamais vista pelas gerações atuais, e que o mundo anuncia o cenário de vidas ceifadas pela pandemia do Covid-19 (Corona Vírus) e o colapso dos serviços de saúde num futuro próximo.

“Temos o privilégio de não ter sido o primeiro país a vivenciar essa tragédia, o que nos impõe a responsabilidade de adotar todas as medidas necessárias para reduzir os danos à nossa comunidade. O governador da Bahia, Rui Costa, vem mostrando o rumo para todo o Brasil demonstrando disposição, coragem, estratégia e atitude diante da gravidade da situação, tirando da inércia outros Estados com as medidas adotadas na Bahia. Os municípios devem também seguir o seu exemplo para proteger cada cidadã e cidadão”, disse Erlita.

No plano entregue ao prefeito Temóteo Brito, a vereadora Erlita Freitas propõe dentre as medidas preventivas, que sejam fortalecidas com ações educativas contínuas e massivas, para que as pessoas se mantenham o regime de isolamento social e permanecerem em suas casas. Que o Hospital Municipal amplie a sua capacidade para recepção e tratamento dos casos do Covid-19 que necessitem de tratamento intensivo. Que faça parceria com o setor privado, a fim de proteger tais pacientes do contágio com o CoronaVírus. E que seja criado, em caráter de urgência, o Comitê de Enfrentamento ao Corona Vírus no Extremo Sul da Bahia, para facilitar o diálogo entre todas as Prefeituras da região, bem como facilitar a pactuação para destinação de recursos materiais e profissionais para o enfrentamento. (Por Athylla Borborema).