Vereador Valci Vieira propõe instalação de lixeiras recicláveis para a coleta seletiva em Teixeira de Freitas
Na sessão ordinária da manhã desta quarta-feira (26/08) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, utilizando tecnologia online pelo SDR – Sistema de Deliberação Remota, o vereador Valci Vieira dos Santos (Avante) obteve a aprovação do plenário da Indicação Legislativa nº 314/2020, requerendo ao prefeito municipal que sejam instaladas lixeiras para coleta seletiva, em toda a extensão da Rua Águas Claras, localizada no bairro Bela Vista, na região central da cidade.
Conforme o vereador Valci Vieira, a coleta seletiva contribui para uma cidade mais sustentável e as lixeiras recicláveis são de extrema importância para a coleta seletiva não somente para a Rua Águas Claras, como também para toda à cidade de Teixeira de Freitas. Coloridas e fáceis de encontrar, cada uma delas têm como principal objetivo fazer com que os lixos sejam descartados corretamente. Papel com papel, vidro com vidro, plásticos com plástico e, assim por diante.
O vereador Valci Vieira lembra que a coleta seletiva é o termo que se dá ao recolhimento de materiais e lixos que possam ser reciclados. Com ela, os resíduos são devidamente distribuídos em fábricas, onde são analisados e então enviados para a reciclagem. Para ele, é de suma importância para o município que as pessoas separem os lixos corretamente nas lixeiras recicláveis. Em diferentes cores, cada uma delas recolhe um tipo de material, inclusive os orgânicos, facilitando o trabalho da separação e reciclagem.
O parlamentar destaca que atualmente, um dos principais problemas ambientais está no destino dado aos lixos. Por conta da desordem e falta de preocupação tanto da população como do governo, muitas vezes os resíduos são descartados no solo, formando os tão conhecidos “lixões”, e é exatamente aí que mora o perigo. E não é à toa que as lixeiras recicláveis são tão utilizadas nos dias de hoje. Os lixos são extremamente prejudiciais à saúde humana e também de animais e outros seres vivos. Durante o seu estado de decomposição, que demora em ser concretizado, os lixos eliminam gases tóxicos que contaminam o solo, a água e até o ar, causando inúmeras doenças e outros danos ao universo do meio ambiente.
“Para fugirmos desse cenário de distribuição ecológica, as lixeiras recicláveis são as melhores soluções”, enfatiza o vereador Valci Vieira, que é autor de vários livros de literatura, professor universitário, advogado e membro titular da Academia Teixeirense de Letras. “Use a lixeira azul para separar os papéis, como folhas de cadernos e folhetos, a amarela para jogar os metais, como latinhas de refrigerantes, a vermelha para descartar os materiais plásticos, a verde para jogar fora tudo o que for de vidro, a marrom para os lixos orgânicos e a cinza, para tudo aquilo que não pode ser reciclado. Mantendo esses pequenos passos, você estará cooperando para o meio ambiente e a sociedade, fazendo do mundo um lugar mais perfeito e mais sustentável”. (Por Athylla Borborema).