Vereador Valci Vieira propõe distribuição de kits de higiene para alunos da rede pública

21 de maio de 2020 às 15:16

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas na manhã desta quarta-feira (20/05), o vereador Valci Vieira dos Santos, o “Professor Valci” (Avante” obteve a aprovação da Indicação Legislativa nº 176/2020, em que requer do chefe do Poder Executivo Municipal ações de distribuição de kits de higiene contendo sabão em barra, álcool em gel 70% e máscaras de proteção para os alunos da rede pública municipal de Teixeira de Freitas.

Conforme o Professor Valci, com a pandemia instalada no mundo, quem sofre mais são as famílias de baixa renda e as pessoas em vulnerabilidade social. Pensando nesta parcela da população, foi que propôs junto ao prefeito municipal que dê prioridade na distribuição de produtos de higiene e esterilização, como sabão em barra, sabonete, álcool 70% líquido ou em gel, insumos como máscaras, escova com creme dental, luvas e aventais em favor de alunos e seus famílias em situação de vulnerabilidade social e que não têm nenhum tipo de renda.

Para o parlamentar é importante que no kit há também um litro de água sanitária, sabão de coco e panfleto explicativo. E nas unidades de saúde onde poderão ocorrer as distribuições, medidas de prevenção e higiene deverão ser reforçadas, obedecendo os protocolos para evitar a disseminação do coronavírus. Para o vereador Valci Vieira, esse kit vai auxiliar as famílias na intensificação da higiene e, assim, preveni-las melhor contra o coronavírus.

Como aglomerações estão proibidas, a proposição do vereador Valci Vieira pede-se que apenas o representante da família beneficiada vá buscar o Kit e que seja respeitado o distanciamento social na fila. Além disso, não se pode esquecer também da máscara que atualmente é um importante instrumento na proteção contra o coronavírus. Uma das principais recomendações para evitar o contágio pelo novo coronavírus é lavar constantemente as mãos com água e sabão ou, não tendo essa opção, higienizar as mãos com álcool em gel.

“Em um país com milhões de pessoas vivendo em habitações precárias sem escova de dentes ou compartilhando com mais de uma pessoa, muitas famílias não têm acesso a itens básicos de higiene pessoal e estão mais suscetíveis ao coronavírus, razão pela qual, entendemos importante inserir no kit, escova de dente e creme dental. Além do que estamos propondo na nossa indicação legislativa, é importante à população com mais condições ajudar as comunidades mais desprovidas de recursos doando alimentos e materiais de higiene, roupas e calçados, roupas de cama, de banho, cobertores e demais itens que venham amenizar o sofrimento daqueles que necessitam em uma época como esta”, destaca o vereador Professor Valci. (Por Athylla Borborema).