Vereador Sargento Berg sugere debate com a população antes que município decida por implantação da Zona Azul em Teixeira de Freitas

03 de dezembro de 2019 às 14:52

O 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB), obteve a aprovação na sessão ordinária do último dia 27 de novembro, da Indicação Legislativa nº 637/2019, sugerindo ao prefeito Temóteo Alves de Brito (PP) que chame a população para dialogar antes de qualquer atitude ou tentativa de implantar o Sistema de Estacionamento Rotativo Controlado, denominado de Zona Azul, que explora o serviço de arrecadação financeira dos motoristas que precisam estacionar nas vias públicas.
O vereador Sargento Berg foi o propositor em 2017 que retirasse os radares das avenidas de Teixeira de Freitas, propondo que projetasse um programa de mobilidade urbana educacional ao invés de arrecadar com multas numa cidade sem ordenamento urbano no trânsito, cuja proposta foi aceita na ocasião pelo prefeito Temóteo Brito e os radares foram extintos. Agora o parlamentar vem sugerir ao prefeito que realize audiência pública para apresentar à população as informações quanto a implantação do sistema de estacionamento rotativo controlado na região metropolitana do município de Teixeira de Freitas.
No dia 13 de setembro de 2019, o prefeito Temóteo Brito sancionou a Lei Municipal nº 1.094 que institui áreas de sistema de estacionamento rotativo controlado e autoriza o Poder Executivo a licitar e contratar concessionária pública e dá outras providências. No último dia 14 de novembro de 2019, o Diário Oficial do Município trouxe a publicação do Decreto 876.2019 que cria áreas de sistema de estacionamento remunerado, estabelece preço público, fixa período de estacionamento por categoria de veículo automotor, zona azul. Cujo Decreto regulamenta as disposições contidas na Lei Municipal nº 1.094/2019.
Mas o vereador Sargento Berg entende que antes de qualquer implantação de áreas de sistema de estacionamento remunerado no centro de Teixeira der Freitas, é preciso a cidade receber espaços planejados e uma infraestrutura mínima na sua zona urbana, ou seja, ao invés de explorar o bolso do motorista que já paga muitos impostos como cidadão e como proprietário de veículo, é preciso o município investir em mobilidade urbana e em educação no trânsito, embora um debate é necessário para se ouvir o que pensa o motorista teixeirense.
Razão pela qual que o vereador Sargento Berg recomenda com a sua proposição legislativa que o prefeito Temóteo Brito antes de qualquer coisa, deva chamar a população para conversar e perguntar se os moradores aceitam a Zona Azul ou não. O parlamentar entende que tem que haver antes, um debate, quanto a identificação dos locais a serem implantados, valores da tarifa quanto ao tempo e fração de tempo que poderá utilizar o espaço sem oneração à população, além do estudo de viabilidade elaborado para atender o que determina os órgãos de mobilidade urbana e, além de tudo, analisar juntos a viabilidade para esse tipo de projeto nesse atual momento do município. (Por Athylla Borborema)