Vereador Sargento Berg preside reunião que debateu medidas para evitar aglomerações em bancos e lotéricas da cidade

07 de maio de 2020 às 08:40
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Depois da mesa diretora da Câmara Municipal ter oficializado as duas agências da Caixa Econômica Federal e as Casas Lotéricas, com ofício extensivo as demais agências bancárias da cidade recomendando medidas preventivas que evitem o contágio pelo novo coronavírus nas casas lotéricas em razão dos últimos dias ter se registrado filas e aglomerações nas unidades, na manhã desta quarta-feira (06/05), uma reunião foi necessária entre à Câmara Municipal e os representantes das Casas Lotéricas da cidade.

A reunião aconteceu no Plenário Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal e foi presidida pelo 1º vice-presidente da Casa, o vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Guerra” (PSDB), que contou com a participação de outros vereadores, representantes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica e das 6 Casas Lotéricas de Teixeira de Freitas, além da presença do comandante da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Silvio Nunes e do secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, tenente-coronel Raimundo Magalhães.

Conforme o vereador Sargento Berg, o objetivo da reunião foi traçar um plano organizacional com intuito de que não haja aglomeração e risco de contaminação da população que está utilizando o serviço, tanto na parte interna, como externa das agências lotéricas. Segundo o parlamentar, a reunião buscou encontrar medidas para acabar com as aglomerações nas filas e também alertar que a não adoção das determinações apresentadas pelos decretos estadual e municipal acarretará em sanções e, sobretudo, procurou se ouvir as demandas dos dirigentes das instituições convocadas.

De acordo com o Sargento Berg, mesmo entendendo que o calendário para pagamento de benefícios sociais como o Bolsa Família e do auxílio emergencial recém-sancionado, tem causado as aglomerações, recomendou que as Casas Loterias organizem um sistema de distribuição de senhas, oriente as pessoas que aguardem em separado e que sejam chamadas através de “Megafone” ao seu atendimento, no entanto, as autoridades públicas também tiveram que atender as demandas trazidas pelos donos de Casas Lotéricas.

O comandante Sílvio Nunes anunciou que vai iniciar o Cartão Programa, que mais nada é, um programa de rondas periódicas da Polícia Militar pelas casas lotéricas e instituições financeiras para garantir a segurança do cidadão e disciplinar os decretos estadual e municipal em relação as medidas estabelecidas, a exemplo do uso de máscara pelas pessoas. O secretário municipal de segurança pública Raimundo Magalhães assegurou que a Guarda Municipal passa a ser o novo reforço dos bancos e das casas lotéricas e funcionará como auxiliar da Polícia Militar na disciplina aos decretos do Estado e do Município. E a Prefeitura Municipal garantiu a instalação de Toldos em frente as agências bancárias e lotéricas para gerar sombra e um pouco de comodidade aos usuários. (Por Athylla Borborema).


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