Vereador Ronaldo Cordeiro chama a atenção para Rastreamento do Câncer de Mama em Teixeira de Freitas

03 de setembro de 2019 às 09:52

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (2), no plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, a primeira reunião para apresentação da logística de atendimento da Unidade Móvel do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama, que é um projeto do Saúde Sem Fronteiras, realizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio dos municípios. Durante a reunião membros da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas receberam todas as informações sobre o atendimento que acontecerá entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro, em local que ainda será definido.

O objetivo do projeto é diagnosticar precocemente o câncer de mama em mulheres com idade entre 50 e 69 anos (faixa etária de maior risco), garantindo o acesso das mesmas à mamografia bilateral de rastreamento. A previsão de atendimento é de 2100 mamografias, 150 por dia, durante os 15 dias em que a carreta estará em Teixeira de Freitas.

O secretário de saúde de Teixeira de Freitas, Fabiano Marily, destacou a importância deste rastreamento, mas salientou que além de rastrear é fundamental tratar estes possíveis casos de câncer que poderão ser diagnosticados. “O grande diferencial é que nós não vamos apenas rastrear esse público, nós vamos rastrear, diagnosticar e tratar. Vamos fazer com que esse paciente possa ter efetivamente o acesso ao atendimento de forma rápida e eficiente, seja com cirurgia, ou complementação do atendimento, de forma rápida e objetiva”, explicou o secretário.

Na manhã desta terça-feira, dia 3 de setembro, o vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC), presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, comentou a importância do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e da qualidade das explicações dos técnicos durante a reunião desta segunda-feira, dia 3 de setembro. “Para garantir o atendimento e realização do exame às mulheres com idade entre 50 e 69 anos o setor de Atenção Básica irá organizar buscas ativas, através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Todos estão de parabéns e na reunião ficou clara a importância de cada agente no rastreamento, atendimento e processo de cura”, informou Ronaldo Cordeiro. (Por Ronildo Brito)