Vereador Juvenal defende piso tátil nos órgãos públicos e pavimentação asfáltica no bairro São Lourenço

21 de maio de 2019 às 11:48

Dotar as estruturas públicas municipais com piso tátil foi um dos assuntos amplamente debatidos durante a sessão desta última quarta-feira, dia 15 de maio, da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. O vereador Juvenal Etelvina Laureano ‘Juvenal das Laranjas’ (Podemos), apresentou a Indicação 2017/2019 e defendeu o benefício em todos os espaços públicos municipais como secretarias, hospitais e unidades básicas de saúde.

“Piso Tátil é um piso diferenciado com textura e cor sempre em destaque, perceptível por pessoas com deficiência visual e baixa visão. Pode parecer abstrato para as pessoas que enxergam, mas para o deficiente visual e a pessoa com baixa visão este piso é fundamental para dar autonomia e segurança no dia a dia”, informa o vereador.

“Sua função, como o próprio nome já diz, é alertar. Por isso é instalado em início e término de escadas e rampas; em frente à porta de elevadores; em rampas de acesso às calçadas ou mesmo para alertar quanto a um obstáculo que o deficiente visual não consiga rastrear com a bengala”, completa Juvenal das Laranjas.

Ainda na sessão desta última quarta-feira (15) o vereador ‘Juvenal das Laranjas’ apresentou e conseguiu aprovação unânime das indicações 214/2019 e 228/2019, solicitando ao prefeito municipal que realize a pavimentação asfáltica das ruas Pedra Nova, Dom Antônio, Eça de Queiroz e Levada da Paz, situadas no Alto do São Lourenço e pinturas de Jogos de Amarelinha, Caracóis e outros, nos pisos das praças municipais, para que as brincadeiras de infância sejam resgatadas, respectivamente. (Por Ronildo Brito)