Vereador Juvenal das Laranjas propõe implantação da “Sala Lilás” e do “Programa de Orientação Financeira” no Município

05 de dezembro de 2018 às 14:37

Na última sessão ordinária de quarta-feira (28/11) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o vereador Juvenal Etelvina Laureano, o “Juvenal das Laranjas” (Podemos) apresentou indicações em prol de mulheres vítimas de violência e dos estudantes de escolas municipais. O vereador Juvenal das Laranjas propôs ao Poder Executivo Municipal a implantação da “Sala lilás”, alertando também para a crescente quantidade dos casos de violência contra mulheres na cidade.

Além das campanhas do “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, a proposta do “Agosto Lilás” traz informação e conscientização para a população sobre os casos de violência contra a mulher, com debates sobre o tema, para auxiliar as vítimas que passam por este tipo de situação. De acordo com o parlamentar, a “Sala Lilás” deve ser um ambiente especializado de acolhimento às mulheres em situação de violência, para que se sintam mais seguras enquanto aguardam a realização de exames relacionados às agressões sofridas, seja ela psicológica, patrimonial, sexual ou física.

Com a Indicação nº 671, o vereador Juvenal das Laranjas busca implantar, através da Prefeitura Municipal, o Programa de Orientação Financeira nas escolas da rede pública de ensino, justificando que a educação financeira contribui para a mudança da qualidade de vida de todos os envolvidos e se constitui em “uma estratégia fundamental para ajudar as pessoas a realizar seus sonhos individuais e coletivos”.

Enfatizando a necessidade de se investir na educação, para o vereador Juvenal das Laranjas, imprescindível pensar em atividades e metodologias pedagógicas que estejam alinhadas ao conteúdo formal de educação financeira no currículo dos nove anos de ensino fundamental. A proposta do programa de Orientação Financeira nas escolas irá contribuir para as principais questões da escola da atualidade, criando o pensamento em educação financeira desde os anos iniciais do ensino fundamental, alavancando o desenvolvimento nos estudos das crianças e jovens do município. (Por Milka Morais)