Vereador Joris propõe Projeto de Lei de inclusão do “Agosto Vermelho – Eu dou sangue por Teixeira de Freitas”

06 de agosto de 2018 às 15:24

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, na manhã de quarta-feira (1º/08), o vereador Joris Bento Xavier (PTC), apresentou o Projeto de Lei do Legislativo n° 55/2018, que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Teixeira de Freitas, o “Agosto Vermelho – Eu dou sangue por Teixeira de Freitas”.

A ideia do projeto do vereador Joris Bento é incentivar e promover a prática de doação de sangue. A campanha de doação denominada “Eu dou sangue por Teixeira de Freitas” deverá ser realizada anualmente no mês de agosto, e ficará estabelecido um sábado do mês para a doação de sangue no município. A Política Pública de Doação de Sangue deverá constar no calendário anual da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto prevê que o Poder Executivo fará a divulgação da campanha, durante o mês de agosto, com o intuito de incentivar a participação da comunidade através de fóruns regionais, entidades de classes, organizações não governamentais, rádio, internet, associações e demais meios de comunicação. O vereador Joris Bento Xavier acredita que, com a força da campanha, é possível fazer a diferença na atual situação dos bancos de sangue de Teixeira de Freitas, fortalecendo a Saúde do município.

“Para conscientizar a população sobre a necessidade da elevação dos indicadores, uma vez que a Organização Mundial da Saúde – OMS recomenda o mínimo de 5% da população doadora de sangue, quando no Brasil, não atingimos nem 2%. Assim, o movimento “Eu dou sangue por Teixeira de Freitas” decidiu marcar de vermelho o dia a dia dos teixeirenses, incluindo Teixeira no rol das cidades solidárias. Espero que toda a cidade receba esse projeto de forma especial, pois não sabemos quando alguém próximo pode precisar”, conclui o vereador Joris.

O projeto do vereador Joris Bento Xavier está em fase de tramitação nas comissões permanentes, onde deverá receber os devidos pareceres e posteriormente será encaminhado para votação em sessão plenária e caso seja aprovado, o Projeto de Lei seguirá para a sanção do Poder Executivo Municipal. (Por Andressa Lima).