Vereador Joris homenageia os diretores Osíris Cardoso e Tito Vinhas do Conjunto Penal e o professor de capoeira Mestre Tula

20 de novembro de 2019 às 15:10

Na sessão ordinária desta quarta-feira (20/11) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o vereador Joris Bento Xavier (PTC) promoveu a entrega de três Moções de Congratulação a três importantes personalidades da cidade em razão dos seus feitos e relevantes serviços prestados ao município por meio dos seus campos de atuação. O tenente-coronel Osíris Moreira Cardoso, diretor geral do Conjunto Penal; o agente penitenciário Tito Vinhas, diretor adjunto do Conjunto Penal; e o professor de capoeira Adilson José Zacarias, o “Mestre Tula”.

O vereador Joris Bento Xavier disse que a homenagem ao tenente-coronel Osíris Cardoso ocorre merecidamente pela sua história e dedicação em prol do município. Natural de Salvador, chegou a Teixeira de Freitas no ano 1992, ainda como 2º tenente, onde foi promovido a 1º tenente, capitão, major e hoje está na patente de tenente-coronel. Ocupou os cargos mais importantes da Polícia Militar na região, como comandante da 44ª CIPM de Medeiros Neto, subcomandante da CAEMA, chefe de unidade de planejamento, comandante da 1ª e da 2ª Companhia do 13º BPM e depois comandante do 13º BPM e pela segunda vez ocupa a titularidade do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, tornando-se o responsável pela estrutura do presídio que se tornou modelo em serviço laboral para o interior do Brasil e um dos primeiros do país a implementar e distribuir tornozeleiras eletrônicas aos presos do regime semiaberto, assumindo a importância para o controle das atividades dos apenados.

Segundo o vereador Joris Bento Xavier, além da sua importância como oficial da Polícia Militar e como diretor do Conjunto Penal, é de se louvar a figura e a grandeza humana que representa o tenente-coronel Osíris Cardoso, homem de muita postura, ética, de retidão invejável, carreira brilhante, inteligente, rigoroso e ao mesmo tempo de grande sensibilidade artística, simples, educado e de alta habilidade operacional, tributos que faz da sua carreira uma das mais festejadas do Estado.

O vereador Joris Bento Xavier homenageou também diretor adjunto do Conjunto Penal, o agente penitenciário Tito Vinhas, em reconhecimento a sua dedicação e o seu empenho para com os projetos do Conjunto Penal que tem dado certo na representatividade do Estado. Tito Vinhas é natural do Prado e chegou a Teixeira de Freitas no ano de 2009 para cursar Direito. Em 2010 foi aprovado em concurso público para agente penitenciário e em 2014 bacharelou-se em Direito pela Faculdade Pitágoras. Nesse período de quase 10 anos servindo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia, devido ao seu desempenho profissional, já assumiu alguns cargos importantes na estrutura do Conjunto Penal como integrante do Conselho Disciplinar Permanente, do Grupo Especial de Operações Prisionais, do Núcleo de Inteligência Prisional e atualmente é o diretor adjunto do Conjunto Penal.

O vereador Joris Bento Xavier ainda promoveu a entrega de uma Moção de Congratulação em homenagem ao professor de capoeira Adilson José Zacarias, popularmente conhecido por Mestre Tula. Com 36 anos dedicados a arte da capoeira e radicado em Teixeira de Freitas há 28 anos, o Mestre Tula é alto declarado quilombola, nasceu no quilombo, filho e neto de quilombolas e bisneto de escravos, já realizou e vem realizando inúmeros trabalhos sociais em favor de crianças de famílias de baixa renda e parte do seu tempo se dedica ao Departamento Municipal de Cultura com a arte da capoeira. O Mestre Tula foi homenageado numa data oportuna, pela passagem do 20 de novembro em tributo ao Dia Nacional da Consciência Negra, por tudo que representa em favor da manutenção da cultura afro no município de Teixeira de Freitas. (Por Athylla Borborema).