Vereador Joris comemora decisão que beneficiará mais de 5 mil famílias teixeirenses com isenção da conta de água e luz

02 de abril de 2020 às 14:52

O vereador Joris Bento Xavier, o “Joris de Gel” (PP) comemorou nesta quinta-feira (02/04) a decisão do governador Rui Costa em anunciar a isenção de conta de água e energia por três meses para pessoas de baixa renda, assumindo a conta das pessoas que estão no cadastro social e que tenham consumo de até 80kw de energia elétrica e até 20 metros cúbicos de água. O vereador Joris havia oficiado o governador Rui Costa e ao prefeito Temóteo Brito na semana passada sugerindo aos chefes do estado e do município que tomassem as medidas necessárias em torno de um Projeto de Lei para isentar as famílias de baixa renda usuárias de água, luz e telefonia móvel por 60 dias objetivando ajudar milhares de famílias de baixa renda de Teixeira de Freitas.

Contudo, a governadoria em reposta imediata ao parlamentar, explicou que a proposta era excelente e que seria adotada, no entanto, que iria readequar a proposta dentro do limite prudencial orçamentário do Estado, embora estenderia o prazo para 90 dias e não só beneficiaria as milhares de famílias de baixa renda de Teixeira de Freitas, como também todo o Estado da Bahia para tentar amenizar os efeitos da guerra contra a Covid-19, que por causa da quarentena está afetando em maior proporção justamente esta população menos favorecida financeiramente.

Conforme o vereador Joris Bento Xavier, a decisão do governador Rui Costa foi acertada e comemora a decisão que justamente reivindicou ao governador na semana anterior diante de sua série de alegações e que foi muito bem compreendida e, no entanto, ajustada dentro dos limites orçamentários do Estado. Segundo o parlamentar, serão 677.524 pessoas beneficiadas diretamente pela isenção e somente 5.300 pessoas serão beneficiadas no município de Teixeira de Freitas, ou seja, serão mais de 5 mil famílias teixeirenses ajudadas por essa iniciativa e com o dinheiro economizado pelos próximos três meses.

De acordo com o vereador Joris de Gel, um Projeto de Lei que viabiliza a ação já foi enviado pelo governador nesta quinta-feira (02), para a ALBA – Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. “Espero que esse projeto seja aprovado o mais rápido possível e que haja logo a sanção do governador Rui Costa. Trata-se de mais uma iniciativa para ajudar quem mais precisa, pessoas em situação de extrema pobreza”, salientou o vereador Joris. (Por Athylla Borborema).