Vereador Ailton Cruz busca parcerias para tornar real o cicloturismo em Teixeira de Freitas

02 de maio de 2023 às 17:40

O vereador Ailton Cruz além de inspirar a Lei Municipal nº 1250/23, que dispõe sobre a criação do Cicloturismo Urbano/Rural no município de Teixeira de Freitas, vem buscando parcerias e mapeando as possíveis rotas para concretização do projeto.

“Muitas leis são boas, mas, a maioria, não é colocada em prática por conta da dificuldade logística e de realização de consórcios e parcerias. Não quero que esta lei fique só no papel ou demore a se tornar realidade, por isso estou “arregaçando as mangas” para colaborar com o município. O prefeito Marcelo Belitardo teve muito boa vontade com os amantes do esporte. Eles estão há muito tempo querendo que este sonho se torne realidade. Inclusive já conversei com Zé Sérgio da Fazenda Cascata e ele concordou em acolher a primeira Estação de Cicloturismo de Teixeira de Freitas”, explicou Ailton Cruz

A lei Lei Municipal nº 1250/23, que dispõe sobre a criação do Cicloturismo Urbano/Rural foi sancionada e o texto foi publicado no Diário Oficial do Município, no último dia 6 de março.

A nova lei é oriunda do Projeto do Legislativo nº 101/2022, do Vereador Ailton Cruz, protocolado em 27 de outubro de 2022, na Câmara Municipal. No texto, o parlamentar explicou que “a proposta tem por objetivo promover o fomento do Cicloturismo e do ciclismo, já que possuímos diversas pessoas que praticam esta modalidade no município, que se organizam por meio de grupos, os quais realizam rotas em diversas estradas rurais e no perímetro urbano”.

De acordo com a norma, o Cicloturismo poderá ser desenvolvido no município por meio da definição das rotas turísticas, que deverão contar com a implantação da sinalização padronizada dos circuitos e com o mapeamento dos atrativos e dos produtos turísticos existentes na região.

Além disso, fica estabelecida a possibilidade da realização de consórcios e parcerias com a iniciativa privada, para a implantação, administração, manutenção e gestão dos circuitos cicloturísticos intermunicipais.