Vereador Adriano Souza quer “teste da orelinha” para recém-nascidos em Teixeira de Freitas

04 de julho de 2019 às 13:09

Na manhã desta quarta-feira, dia 3 de julho, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o vereador Adriano Souza (Podemos), apresentou o Projeto de Lei do Legislativo nº 37/2019, dispondo sobre a obrigatoriedade de realização do “teste da orelhinha” nas primeiras 24 horas de vida dos bebês nascidos em Teixeira de Freitas.

O exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz. Apesar da semelhança do nome com o teste do pezinho, no Teste da Orelhinha não é preciso fazer um furinho na orelha. O exame é extremamente fácil, rápido, indolor e muitas vezes até acalma o bebê por emitir sons que lembram os da barriga da mãe.

Conforme o vereador Adriano Souza, que é enfermeiro de formação, a cada mil bebês nascidos, de 1 a 6 apresentam algum tipo de deficiência na audição. A estatística tem respaldo em uma série de estudos epidemiológicos realizados nos quatro cantos do planeta. Desde que flagradas e tratadas em estágio inicial, até os seis meses de vida, essas alterações não são sentença de prejuízos sociais e cognitivos.

“Esse teste, muito antes de ser um benefício é um direito dos bebês e de seus pais. O projeto é uma proposta de lei e agora espero contar com a sensibilidade do prefeito Temóteo Brito (PSD) e dos demais vereadores para torná-lo lei em nosso município”, disse o vereador Adriano Souza. (Por Ronildo Brito)