Vereador Adriano Souza propõe aquisição de carro para transporte dos pacientes de Hemodiálise

09 de outubro de 2018 às 12:33

Na sessão ordinária desta última quarta-feira (03/10) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o vereador Adriano Santos Souza (Podemos) apresentou indicação legislativa solicitando ao prefeito municipal a aquisição de um carro para realizar o transporte dos pacientes que fazem tratamento de hemodiálise no município.

“Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim do doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina”, explicou o vereador Adriano Souza que é enfermeiro de formação.

Trata-se de um tratamento extremamente agressivo, e necessário até que se consiga um doador compatível de rim e faça o transplante. Pensando em melhorias no atendimento desses pacientes e no conforto que pode ser oferecido a fim de minimizar o sofrimento causado em cada sessão, o vereador Adriano Souza fez a indicação de um carro dedicado ao transporte desses pacientes.

“O número de renais crônicos tem crescido muito, ou seja, a cada dia, a demanda tem sido mais desafiadora. Conto com a avaliação e deliberação dos nobres edis com a relevância que o assunto requer, e o apoio e aprovação da proposição legislativa”, justificou o parlamentar. (Por Andressa Lima).