V Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência emociona Teixeira de Freitas
A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas recebeu, na manhã desta Terça-feira (1º de Agosto), diversos profissionais da Assistência Social, de pelo menos cinco municípios do Extremo Sul da Bahia para a V Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência.
O evento realizado pela Prefeitura de Teixeira de Freitas através da Secretaria de Assistência Social ganhou a simpatia da comunidade.
“Quero parabenizar a Secretária de Assistência Social, Drª Penelope, que trouxe a esta Casa esta conferência Maravilhosa”, elogiou o presidente da Câmara Uivanthê Brito (Tequinha) que classificou a reunião como de fundamental importância para construção de um Brasil mais inclusivo.
Representando o Governo do Estado da Bahia, a Srª Bianca Pitanga explicou que a reunião realizada em Teixeira é o “pontapé” inicial de um projeto que prevê várias reuniões regionais.
“ A gente começou pelo Extremo Sul e vamos até Salvador. A segunda Regional, acontece na Costa do Descobrimento em Porto Seguro”, explicou Bianca.
Bianca também esteve representando a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e a Superintendência dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (SUDEFT).
O evento durou o dia inteiro. Pela manhã, antes da solenidade formal, foi servido um café da manhã para os presentes. Por volta das 9h, o plenário já estava lotado. A abertura foi solene e também emocionante, com destaque para a atuação da Banda Nova Flor da Pestalozzi de Teixeira de Freitas.
Pessoas portadoras de pequenas e graves limitações mostraram como é o poder da superação. Cantaram, dançaram, declamaram poesia e também dissertaram sobre felicidade, amor e a busca de melhores condições de vida.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Tequinha Brito o que ele e a comunidade presenciaram foi uma lição de vida.
“Eu confesso que fiquei muito emocionado, porque quando nós olhamos em volta e às vezes, nos consideramos pessoas normais, ou seja, não temos nenhuma grande deficiência e mesmo assim reclamamos tanto da vida (…) Nos emociona ver no rosto de cada um, a felicidade estampada. Isso se torna um exemplo de vida para todos nós”, concluiu o parlamentar municipal
No período da tarde foram formadas várias rodas de discussão, chamados de Eixos, cuja finalidade era a de buscar o estudar o cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência.
Para a Srª Guilhermina Bessa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED), o evento cumpre também o objetivo de dar visibilidade aos problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência, bem como facilitar o acesso e permanências destas nas políticas públicas.
“A gente ter a oportunidade de vislumbrar um evento como este, realizado pela Secretaria de Assistência social em parceria com o COMPEDE, com a presença de vários municípios, é realmente um momento muito significativo”, enfatizou a educadora.
De acordo com a Assistente Social Fernanda Olmo, cada eixo deverá apresentar três propostas que serão apresentadas por oito delegados na Conferência do Estado, que acontece em abril de 2024 em Salvador, culminando com o evento em nível nacional que acontecerá em Brasília.